segunda-feira, 19 de junho de 2017

A Quinta das Lagoas em Ansião

Recordo a viagem a Coimbra na carreira do Pereira Marques onde perdia o olhar a contemplar infinitamente as belas palmeiras, nesse tempo raras e do pomar raquítico ... A minha mãe nos serões da meia noite no correio velho, contava-me estórias  do tempo que morou nas Lagoas em casa alugada com o seu primo José Lucas, então Regente Escolar. Quando vinha de Ansião passava ao lado da Quinta das Lagoas junto do grande portão que tinha uma alameda até ao solar. A  casa onde morou encontra-se em ruínas de paredes meias com a casa do que foi talhante Joaquim Tereso, bem o recordo e a sua esposa e filhas. A Carmita,que  mora defronte da capela das Lagoas, veio ao nosso encontro e questiona-me  se nos lembrávamos do barracão onde ele guardava o touchinho em salmoura, na verdade pouco sal lhe punha, por causa disso vivia cheio de larvas brancas e muito mau cheiro...Mal guardado, de quando em vez o vinham buscar para fazer manteiga...Logo eu que adorava Primor!

Por escritura a 9 de Setembro de 2021, a Quinta das Lagoas voltou para as mãos do Município de Ansião. Parabéns aos PS

Fotos de 2016
Portão da escadaria a sul
Na frente do solar virado a sul um pequeno jardim que se alonga em patamar dos lados da escadaria central, onde haviam duas belas palmeiras e coníferas nórdicas, e ainda um tanque de pedra, davam sombra à varanda alpendrada suportada por colunas octogonais assentes num murete que dá acesso a uma escadaria lateral para poente.
Palmeiras centenárias morrerem de pé...
Conheci a Quinta das Lagoas depois de requalificada dada à  exploração hoteleira, ao Grupo GPS . Nesse tempo numa das minhas estada em Ansião ali fui jantar em família um bom bacalhau servido dentro de um pão armado. Ao ser destapado o aroma subia em fuso ao bom repasto, na mesa ao lado refastelavam-se outros; o ajudante do notário, o Sr. Coelho com  amigos. Antes de me ir embora  pedi para entrar no solar e distingui um corredor com uma passadeira em laje, idêntica à que vira um dia no corredor da Capela de S Lourenço no vulgo mosteiro, pese ambas em pedra e quadradas, a do solar  acinzentada (iguais distingui numa casita baixa que foi do Sr. Adelino Silva ao Fundo da Rua, entre a casa dele e do seu prédio) e a passadeira da Capela onde entrei na década de meados de 60 com a minha irmã totalmente branca, alva,da cor da cal ! 
Jornal Terras de Sicó de 1 de novembro de 2018 
« (...) Foi concessionada em 2007 ao Grupo GPS. A aquisição por um prazo de 50 anos previa transformar aquele espaço numa unidade hoteleira, contudo esse investimento nunca foi realizado.» Hoje o edifício está bastante degradado, porque foram sete anos em que o anterior executivo nada fez”, acusa António José Domingues, que decidiu avançar para a sua reversão “porque achamos que o Município tem condições de ter aquele espaço contratualizado com algum empresário da área da restauração, alojamento local ou outro sector ligado turismo”. Nesse sentido, a autarquia “já fez alguns contactos e foi contactada por outros empresários interessados em dinamizar aquele espaço”, revelou o edil, garantindo que “a reversão vai concretizar-se”De referir que a reversão da Quinta das Lagoas foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo camarário do passado dia 22 de Outubro. 
Vista de poente entre o solar e a capela 
Vista do solar de nascente
Na  porta aberta encimada no lintel a  de 1874
Quando foi granjeada com o jardim
Vista a sul com varanda em pedra sob telheiro
O tipo de varanda  muito semelhante à que existe no tardoz do solar mandado levantar por Pascoal José de Mello Freire dos Reis na vila.
Porta deve dar acesso a uma cave
Teria sido um  lagar ? comum existirem na cave do casario das quintas.
A minha mãe no jardim
Escadatório da entrada principal ladeado por par de palmeiras que jazem mortas ainda de pé
Total abandono do jardim na entrada principal
Ainda assim fascinada por estar finalmente de novo neste local
Visão registada na varanda
Escadaria de pedra de acesso ao primeiro andar
Uma curiosidade,  os degraus mostram-se marcados com "traços" o seria para serem aqui encrostados não se enganarem a colocá-los.
Portal a norte virado para dentro, para o jardim
O mesmo portal virado para fora, para a rua que vai para as Lagoas
Vista de poente, visível a degradação do telhado com as intempéries
As infraestruturas de apoio ao restaurante , entretanto a tenda foi removida
No tardoz da tenda a  área dos grelhadores e do forno

 A tenda
 O que  consegui ver dentro da tenda
Vista nascente do solar
 
Mina d'água
Fernanda Freire da Paz disse-me que alguém da câmara após a aquisição destruiu a nascente da mina que regava uma parte da quinta! Aquela mina tinha uma pedra trabalhada em cantaria que datava de 1771 ainda tentei uma petição para que a nascente não fosse destruída! Mas, foram poucas as assinaturas! Fui la de propósito para ir buscar a dita pedra mas já tinha desaparecido! 
A pedra  devia  ter sido recolhida para espólio do futuro Museu de Ansião!
 
 
Ao longe distingui gente na Casa Erbach feita por iniciativa da Câmara de Ansião na entrada da quinta onde foi o portão - Casa da Amizade pela geminação de Ansião com a localidade alemã. Trata-se de um equipamento de apoio a iniciativas municipais ou associativas, destacando-se desde a sua inauguração, em 2002, o seu papel de apoio a inúmeros estágios desportivos de equipas e modalidades diversas, o equipamento pode ser requisitado e utilizado por grupos, mediante a aceitação e cumprimento do respetivo regulamento interno. Funciona o ano todo com gastronomia e dormidas.

No que foi o chão da Quinta das Lagoas no momento só se mantém vivo o Campus Desportivo Municipal de Ansião, onde se joga futebol com a equipa do Clube dos Caçadores de Ansião e a Casa Erbach.
Deixei o local triste ao apreciar património do séc. XVIII a desfalecer a cada dia. Apesar das obras encetadas pela autarquia, o abandono e as intempéries deram cabo dos telhados, na casa e na Capela, as palmeiras morreram de pé, a erva daninha rebenta sem pedir licença a calçada grossa dos terrados, a parte hoteleira se mostra em total tristeza, sem limpeza, por estar aberta de fácil acesso, apenas foi cortada a erva no terreno outrora de cultivo. 
Local excecional e altaneiro com grande potencial para eventos com a Capela e muito espaço envolvente com bordadura de pinhal , o Estádio Municipal e a Casa Erbach, a nascente. 
Haja criatividade bastante para o voltar a converter em local idílico, de cariz bucólico, fazendo renascer um cenário verdejante explorando a mina de chafurdo e com água à vista para fazer nascer um pequeno campo de golfe, com lagos, campo de ténis, detém pista de obstáculos para corridas de cavalos. A envolvente a merecer limpeza de caminhos antigos para  trilhos e caminhadas devidamente sinalizados.
A merecer estar devidamente vedada, bem publicitada e com serviço de excelsa qualidade, a meu ver tem potencial para arrancar o sucesso para um bom restaurante com dormidas, festas religiosas ou outras. Enfim de novo uma casa cheia que dê trabalho e orgulhe as Lagoas, a vila e concelho de Ansião que deste tipo de serviço está deficitária!

Gente das Lagoas e da Sarzedela do meu tempo que me ficaram na memóriaCarmita, a Fernanda Freire da Paz e a irmã Lurdes, da Sarzedela é sempre bom lembrar a Isabel Manguinhas; Lurdes Carvalho; Lúcia; Jaime de lindos olhos azuis; Fernanda Carvalho muito bonita, e as irmãs, a Filomena e Natália; João e Júlio Bernardino; Silvina; Assunção; Mena, Celeste Marques e, …
Saudades do Sr. Vinagre do Grémio da Lavoura, da Maria Nena a contínua do Colégio, e da sua filha Celeste, do varredor camarário homem castiço e simpático sempre de carrinho pelas mãos, jamais esquecia de me cumprimentar fosse a caminho do vazadoiro público ao Ribeiro da Vide ou a caminho da vila, avô da minha amiga Fernanda Carvalho e, …

A capela de Nossa Senhora da Boa Morte e a história desta quinta, que foi uma das 5 quintas que formaram a herdade de Ansião, mereceram crónicas individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog