terça-feira, 19 de março de 2019

Pedrogão Grande a oferta de bucha no Café Jardim !

Sábado depois do almoço em Ansião num pulo a Pedrogão Grande, ainda não tinha voltado depois dos brutais e nefastos incêndios. Senti a paisagem carbonizada a ladear o IC 8 depois de Mosteiro com penedos e serranias de pedra à vista a serem agora cobertas a várias cores com arbustos rasteiros que chamo "arroz" a pintar o chão de roxo e amarelo com  manchas de eucaliptos a despontar e salpico de finos pinheiros, hirtos de secos sem ter sido cortados...Ao longe deslindam-se neste chão que foi de floresta casas isoladas - imagino o horror, o medo, o abrassador calor, o inferno, daquelas gentes em dor e sofrimento vivenciou e padeceu...Desumano! A obrigar a brutal reflexão!
Largo da Deveza
A Câmara Municipal cujo edifício foi construído em 1860 por António Venâncio David, deputado da Nação, natural de Pedrogão Grande em tempo de grandes alterações politicas em Portugal com a criação das Comarcas. A lateral em pedra parece ter reutilização de pedras antigas, com uma acima da placa de toponímia em jeito de caracol.
                      
Jardim 
Bonito jardim , bem central engrandecido com infraestrutura moderna em cimento armado que alberga os sanitários em que a clarabóia e bancos não choca em nada o contexto e assim  vaidoso mais uma vez admirei o jardim ainda vestido de cameleiras floridas nutridas de terra xistosa com aroma a ferro, magnólias de folha caduca em flor e fetos gigantes, outros assim só na serra do Buçaco.

Homenagem aos heróis do Ultramar                                                             
600 anos da Tomada de Ceuta
Casario emblemático com recato em acabamentos estéticos
Técnica de encaixe de pedrinhas na lateral da casa  com harmonia e estética, obra de grande criatividade e engenho. A destoar os fios de electricidade e telecomunicações em emaranhado.
De realçar o bom gosto da iluminação pública com candeeiros em ferro forjado e as janelas em madeira engalanadas com bonitas cortinas em renda. Gente com bom gosto.
Igreja da  Misericórdia , Albergaria de S. Pedro e o Hospital                                         
Remonta a 1470 em puro granito da região.O Museu de arte sacra  com uma sala na igreja neste sábado estava encerrado para ser usado pelos escuteiros.
A Misericórdia em 1627 recebeu um legado de sessenta mil réis do cavaleiro nobre Miguel Leitão Freire d'Andrada quiçá para se remedir de pecados e tanto milagre que durante a vida lhe foram concedidos (?).
Portal da Misericórdia
                                          
Biblioteca Municipal, de quem teria sido esta casa?

Museus
Dos três Museus afectos à Santa Casa da Misericórdia  revisitei a Casa Museu do Comendador Manuel Nunes Corrêa, onde nasceu.
Nesta Casa Museu assumi papel a gosto ao falar da faiança e porcelana portuguesa ao meu marido e mãe - Real Fábrica de Sacavém , Vista Alegre, Cerâmica Bordalo Pinheiro e Sousa de Barcelos e ainda de faiança espanhola em virtude da funcionária destacada, apesar de jovem, apresentar lacunas sobre a variedade do espolio apenas se referenciando ao Comendador no gosto que tinha pela pintura e cujas suas obras a meu ver revelam ter sido amante naturista em igualar o Mestre Malhoa e Manuel Henrique Pinto, este natural de Cacilhas, em que ambos escolheram a vila de Figueiró dos Vinhos para viver, contemporâneos de Silva Porto e de Túlio da Costa Vitorino de Cernache do Bonjardim, entre outros...demonstrou estar mais à vontade sobre a coleção de borboletas ao falar que aqui aporta gente só para as apreciar, finando-se sempre em relato escasso, sem paixão, tendo a meu ver tanto tempo para aprender e exercitar nas gordas horas vagas pela escassa clientela, sem aparente discernimento para atinar e desenvolver o quão é essencial o conhecimento cultural no enriquecimento humano e sobretudo na mensagem da palavra a todos que ali aportam !
Vila de parca quase nenhuma moldura humana ao jus de outras beirãs aos fins de semana nas redondezas, apenas meia dúzia em conversa na sombra do jardim, adolescentes negros a brincar numa instituição de cariz social? E na rua da Casa Museu passei por um homem maduro que me cumprimentou e não resisti olhar por trás, senhor de bela silhueta, corpo atlético e andar castiço a me fazer lembrar o Pedro Abrunhosa que outro antes conheci em Ansião e depois dele outro em Santo Tirso...Genes, e que genes judaicos enlaçados no povo franco, povoadores deste pedaço de chão que é o nosso Portugal!
Primeira Estação de Correios
Destacada na toponímia para não se perderem as tradições e o passado. Muito bem!
Aqui neste correio há 60 anos trabalhou a minha querida mãe e mais à frente para poente a casa de sobrado, na altura a pensão onde ficou alojada.
 Igreja Matriz
Já existia em 1295. A beleza e austeridade da igreja matriz em missa com pouca moldura humana, o seu interior com um retábulo para a capela mor de João de Ruão, escultor de Coimbra e a reportar para outra similar na região - Areias, no concelho de Ferreira do Zêzere, a destacar nesta a belíssima cúpula em telhas vidradas em verde e amarelo - esta a cor dos judeus, e apenas verdes, as do castelo de Porto de Mós, em imitar as vieiras...                                    
 Pelourinho      
Lintéis ao estilo Manuelino
Ruas estreitas com amálgama de casario adoçado onde se deslindam ombreiras e lintéis em granito com duas esculpidas ao estilo Manuelino.
                    
                              
A torre do Relógio
Emerge ao alto e meio do penedo a torre do relógio, incrível em seu redor foi construído casario que a atrofiou lhe retirando o brilho que bem merecia...O relógio da Fábrica Cousinha de Almada.
Perdi as minhas fotos da torre do relógio,esta que me  socorri retirei do google não evidencia o que escrevi, o atrofiamento do casario...
Empatia igualável a percorrer  ruas como em Orca em Castelo Branco 
O mesmo silêncio, as mesmas pedras em arquitecturas remotas herança do tempo romano, visigótico e judaico onde ainda persistem os tradicionais balcões e telheiros.
                                           
De estimável valor a via sacra
Nesta terra famosa pela Páscoa, inserida no núcleo histórico que se perfilha pelas ruas com pequenas capelas nuas sem qualquer ornato, apenas brilha a pedra, a esta falta-lhe a Cruz há anos retirada...E devia ser reposta!
Encontrei a vila como da última vez e foi há anos, limpa, arrumada e prazeirosa em convite a passeio.
De Pedrogão Grande além da comitiva da edilidade camarária que se conhece pela televisão conheci um chefe da estação de correios colocado em Ansião que trabalhou com a minha mãe, e tanto ela o ajudou num tempo sem calculadoras, desenvolveu a arte que dominava com eficácia e rapidez a somar as contas com uma ligeireza sem igual, debalde jamais lhe reconheceu o devido mérito na atribuição de subida de nível, mais do que justo, e com isso se reformou com um valor mais baixo do que bem merecia. Teria suposto perfil sagaz (?). No tempo que esteve em Ansião guardo a ténue lembrança que escreveu um livro sobre Ansião e na altura foi alvo de suposta critica negativa (?) do Padre José Eduardo Coutinho...Contudo desconheço o livro que jamais li e por isso não posso aventar a minha opinião.
Depois de aposentado dos CTT José da Costa Santos conhecido por Costa dedicou-se à arqueologia, curso tirado em Coimbra enquanto trabalhador estudante para em 2012 em escavações em Arraiolos havia de sofrer um acidente de viação onde faleceu. Homenageado em 2014, a titulo póstumo, pelo então e ainda actual presidente Valdemar Alves que dele assim falou “o nosso apreço e reconhecimento pelo estudo, investigação e trabalho em prol da história do nosso concelho”
Estação arqueológica do Calvário 
Se mostra em quase abandono, o letreiro queimado pelo sol a necessitar substituição, sem olheiro ao património público no pelouro da câmara ...
                              
Capela do Calvário
Integrada no ritual da Semana Santa na Crucificação de Cristo.
Ao meio da escadaria uma pedra  com buraco ao meio, a fazer lembrar tenha sido uma Mó reutilizada que foi engrandecida na frente com frisos aqui colocada para ser púlpito e o padre falara ao povo.
                      
Quinta da Tapada
Falta saber que era a família que aqui viveu.
Aqui funciona o Lar de Idosos e Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Pedrogão Grande e outras valências sociais.
          
Cavalariças
Segundo o Jornal Ribeira de Pera de 22 de janeiro de 2015
Museu inaugurado em 1986 no intuito de ser criado um espaço para albergar espólio do pintor  Pedro Cruz, sendo sua intenção que as obras fossem doadas a uma Instituição que se comprometesse a tal.  
Museu Pedro Cruz
Pintor nascido em Lisboa em 1888, discípulo de Malhoa e contemporâneo de Amadeu de Sousa Cardoso e outros em Paris. Mera sorte e visão de cultura a exposição deste autor na Casa de Pedrogão Grande em Lisboa por altura do aniversário da sua morte que Manuel Jacinto Nunes então Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pedrogão Grande em conversa com o filho do pintor  - Almirante Souto Cruz  tomou conhecimento da intenção de doação onde logo se prontifica para adaptar as cavalariças da quinta da Tapada pertença da Misericórdia para acolher o espólio do pintor.
O espólio de  68 quadros a óleo entre desenhos.
Café Jardim
De gaveto com o mesmo onde tivemos acolhimento de excelência, depois de pedirmos rissóis e cerveja a senhora ofereceu-nos um pires de petingas acabadinhas de fritar e um cestinho de pão. Admirados com tanta hospitalidade a questionei sobre este merecedor gesto hospitaleiro a que me responde ser costume aos sábados a oferta da bucha.
Havia de trazer ainda outro pratinho eram boas, quentintas e saborosas. Em jeito de despedida depois do devido agradecimento perguntei se o Sr Presidente Valdemar Dias tão badalado nas noticias se é freguês habitué - diz-me, raramente...vontade ainda tive de a espicaçar sobre as noticias nefastas para aqui literalmente o defender - ele apenas dá a cara, não tem culpa do que aconteceu, esteve doente na altura dos donativos, quem devia ter feito o trabalho de registo e não o fez segundo se comenta era competência da vice presidente... 
E o filho dele ? Inteligentemente substituiu as palavras por um simples gesto...
Capela de S Sebastião
Do século XVIII. Atrás um casarão de sobrado pertença de uma família que desconheço, possivelmente mandou na frente instituir a capela (?). Alguém com interesse na história da terra deve saber interpretar as Memórias Paroquiais e correlacionar as informações para mais se vir a saber.
Instituição de cariz social integrada na Santa Casa da Misericórdia de Pedrogão Grande?
Gradeamento com pilares em pedra e o portão de entrada dois austeros pedestais 
Sitio da Senhora da Luz
Conta Miguel D'Andrada que a Imagem apareceu num buraco de um outeiro fragoso. Evidencia à prior que ali foi escondida como outras, recordo outra em Viseu, associadas a lendas, quando na realidade faz sentido dizer que foram trazidas pelo povo judeu no êxodo de 1492 vindos da raia espanhola quando se encaminhavam para o litoral onde se foram fixando nas terras por onde passavam.Foram escondidas com medo de perseguição da Inquisição, muitos se diziam convertidos em cristãos novos e em família praticavam a sua fé judaica. As Imagens encontradas escondidas entre pedras aqui e em Viseu são pequenas.

Em geral este povo trouxe Imagens do Menino Jesus de Praga, Senhor do Mundo e Nossa Senhora, sem se saber o nome ancestral desta Imagem na sua religião e que a beatização logo batizou de Senhora da Luz, quiçá por ter estado escondida e ao voltar a enxergar a luz ao ser descoberta?Desconhece-se a data da sua fundação.Em 1878 uma reconstrução na capela retirou-lhe os traços arquitectónicos.
Deixámos o carro logo na entrada para subir a  calçada até ao alto onde admirámos as deslumbrantes vistas que dali se alcançam de brutais escarpas Ingres com o Cabril a deslizar de mansinho depois de deixar água na barragem para aqui em forte contraste a desafiar o horizonte os altíssimos pilares da maior ponte suspensa na Europa, aqui houve corte de pinheiros com mais de cem anos.                      

Barragem do Cabril
Muito vazia...
Adeus a Pedrogão Grande sem me orientar com o sitio onde foi o convento de S. Domingos de Gusmão descrito no livro - Miscelânea do sitio da Senhora da Luz de Miguel Freire d'Andrada, que a Casa Museu existe um exemplar de uma nova edição encomendada pelo Comendador . Livro medieval de leitura apaixonante, mui descritiva da vida e de pessoas de Pedrogão Grande em 1620... piçarras que jorram água a ferver a passar pelo refeitório do convento onde no jardim lajeado os frades tinham um tanque de 3 quinas onde nadavam e tinham vasos de cortiça - devia ser um regalo tomar banho de água quente com os cheiros do Pomar onde nada faltava além das árvores tradicionais, tinham limas e aveleiras ao longo do ribeiro que passava dentro da cerca do convento e seja hoje a Ribeira de Frades?
Convento
Mandado erguer durante o séc. XV por D. Brites Leitoa, nobre de Pedrógão Grande.
O Convento S Domingos de Gusmão, do sítio da Senhora da Luz, foi  extinto em 1834 como outras ordens religiosas em Portugal. Atualmente, o que resta do edifício principal está transformado em alojamento de turismo rural.
Frei Luís de Sousa veio a ser frade dominicano em Lisboa aqui passou a caminho de Granada para deixar escrito no século XVII: "... tão íngreme e dependurado, que de qualquer parte que se olhe para baixo faz tremor aos joelhos e medo na vista, e cresce o pavor com a corrente dos dois rios, que ao fundo se juntam, que são o Zêzere, muito vigoroso e poderoso de águas, e o Pêra [...] e deixam feito um ângulo de pedra viva por baixo do mosteiro".
                                    
Aveleiras 
Naquele tempo davam-se em terreno agreste e desciam pelas serranais até à campina do Avelar que lhe tomou o nome, e hoje não existem. 
Forno romano
Desconheço a sua localização
Finalmente se entender
Fontes termais de águas quentes e normais 
Haviam de secar no século XX com os eucaliptos como na serra da Nexebra em Ansião, estas com amostras examinadas no final do séc. XIX.
E nada se fez! E tudo se perdeu!

Pois tenho de voltar, falta-me ir ao cemitério ver a arte fúnebre. E conhecer os outros dois Museus.
E sentir o espaço onde nasceu e viveu Miguel Freire d'Andrada, o cavaleiro nobre que acompanhou o rei D Sebastião a Alcácer Quibir , prisioneiro em Fez de onde conseguiu fugir do cárcere protegendo-se na fé de ser guiado até Portugal pela Nossa Senhora da Guia a quem prometeu uma promessa, que demorou anos para a cumprir...

Em rascunho tenho outra crónica com excertos do quotidiano e de famílias de Pedrogão do Livro Miscelânea de Miguel Leitão Freire d'Andrada.

Falta-me a chave d'oiro 
Descobrir o sítio da romaria a essa Santa Senhora da Guia na região.
Ao que parece não é a do Avelar!
Por fim perdi muitas fotos, não percebo o que aconteceu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog