sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Troços da estrada real no Pinhal, a sul de Ansião

A placa toponímica Pinhal aqui está mal colocada
Aqui terminava o Carvalhal do Bairro, a propriedade a norte seguida da casa foi minha e tinha esse nome.
Pinhal
O começo do Lugar é mesmo na bifurcação da estrada nova atual com o troço da estrada real, chamado Rua do Vale Galego
                                  
Entre o Carvalhal do Bairro e o atual Pinhal havia a  fonte de chafurdo da Lagoinha
A estrada nova rasgada no início do séc. XX vem alterar o sitio da taberna que mudou para a beira desta nova estrada a seguir à garagem e das Bombas de gasolina.Ainda recordo os velhotes e com os cachopos do Bairro virmos roubar laranjas do seu quintal...
Hoje,  há ainda quem diga que se chamou Pinheiral 
Atenção, este topónimo é para nascente da fonte da Lagoinha.
O grande incêndio na década de 70, mudou-se a Ti Margarida para o Salgueiro, e o Ti Pau Preto também, só ficou a família Borracheiro. 
Possivelmente uma mulher que era do Pinheiral casou vindo morar para o Pinhal, passando a ser conhecida  pelo nome próprio seguido de Pinheiral, a sua origem, o que seja plausível afirmar.

Tomando a Rua do Barranco a sul do Casal das Pêras chega-se aos Pinheirais.

Casa da Ti Margarida , hoje da sua filha Adelaide 

Seguindo o caminho, mais abaixo na esquerda, onde viveu o Ti Pau Preto e,  logo abaixo, do lado direito a família do Borracheiro.

Troços da estrada real
A nova estrada para Alvaiázere deixou no Pinhal dois troços da estrada real.
Na foto a identificação do primeiro depois da língua de terra que ficou da expropriarão de propriedades, deixando o corredor antigo abaixo para poente.
Segue pela estrada alcatroada sem se perceber porque razão na altura não foi reaproveitado o troço antigo da estrada real,  quando tinha largueza em toda a ribanceira do pinhal e, mais a direito do que o troço novo com curva fechada depois do entroncamento para os Matos.
  
O 2º  troço da estrada real segue.se para sul
Sempre o conheci em abandono até que a Junta de Freguesia há poucos anos o libertou de lixo e foi limpo
O troço medieval foi cortado com a estrada nova 
E aqui novamente se questionar a razão, quando o novo é bem mais perigoso com curvas do que se fosse reaproveitado o corredor medieval passa pelo leito do Ribeirinho, a partir daqui toma o nome de Ribeiro de Albarrol, bifurca-se com o caminho para o Barranco, seguindo para sul para a Escarramoa, o devia ter sido pelo sopé da pequena encontra da Chã Galega. 

Os dois troços devem estar devidamente limpos e com valetas para escoamento de águas,  para serem usufruídos pela população em caminhadas. Património do passado, corredor a ligar o norte ao sul por  reis, nobres e povo; nacional e estrangeiro e também  no Caminho de Santiago de Compostela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog