quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

A polémica do caminho público com o pavilhão que foi da frota de camionetas Serras de Ansião

Por alturas de 1967/8 fundou-se a Sociedade da Transportadora Serras de Ansião e os sócios iniciais: Armando Maria Freire; António Maria Caseiro; Júlio José da Silva e João Simões. No escritório a administrativa Elisabete Mendes, o chefe João Coelho e o sub chefe António Maria Coutinho, conhecido pela alcunha "Marnifas". Lembro-me da frota de camionetas: Savian; Volvos; Bedfords; Man, Fiat e por fim Scanias de cor característica vermelho escuro quando eram lavadas no Largo do Ribeiro a Vide em frente do seu barracão deixando o chão preto luzidio de óleos espalhados  ao Deus dará com câmaras-de-ar e pneus velhos...Para no melhor "levaram para todo o lado o nome da nossa terra e das suas serras" .O que transportavam? Inicialmente arroz e milho para a empresa Valente Marques de Oliveira de Azeméis, mais tarde com a CUF transportavam ruberlatex do Porto para Ansião e daqui saia alcatifa e afins para o Barreiro e, … Com escritório sediado na vila num edifício adoçado à casa de Armando Freire Coutinho defronte da quina da que foi a Praça do Peixe e do solar mandado construir pelo Dr Pascoal José Mello Freire dos Reis na rua atestada com o seu nome incompleto na toponímia. A  recordar o dia que o Dr. Condorcet no Externato do Avelar não apareceu para dar a explicação para o segundo exame do 5º ano em 1975, se mal o pensei, melhor o fiz em não  esperar para vir de volta na carreira e sem haver companhia fiz-me sozinha ao caminho estrada fora do Avelar até Ansião. Ao alto da serra ao passar na britadeira quem passou por mim e não me deu boleia, o Dr. Arnault da Cumieira na altura tinha escritório de advocacia em Ansião, conhecia-me, mas também não pedi…Depois de passar o Campôres antes do cruzamento ao Maxial passa uma camioneta da frota "Serras de Ansião" com o motorista Costa da Ateanha  veio a casar com a vizinha da minha mãe a São Borges Reis, gentilmente me reconheceu, parou e ofereceu boleia. 
Uma vez uma enorme câmara de ar a minha irmã a trouxe para dela dar um nó ao meio ao jeito de "8" a nossa canoa a navegar no nosso poço de chafurdo do quintal, bem diferente dos habituais poços redondos com escada de forma ovalada. Com o nosso primito o  "Tonito da São" ao meio, por ser mais pequeno, a minha irmã ao leme, atrás remava eu com a  vassoura de piaçaba os limos verdes até que a canoa teimava inclinar-se para bombordo, a minha irmã timoneira ditava ordens "oh estupores cheguem-se mais para a direita não vêem que tem de compensar na distribuição do peso" em meio instante o barco encalhou no silvedo do muro a norte que se encontrava em derrocada  e os espinhos das silvas a roçar na nossa pele e na câmara de ar para num ápice remar até à escada e dali sair daquele imenso mar verde de limos e água que parecia escura, mais tarde foi limpo e era imenso lodo… sustos destes faziam crescer a adrenalina!
Mais tarde a empresa havia de se mudar para um terreno herdado pela prima do meu pai Isaura Ruivo que foi do meu bisavô Elias da Cruz à imediação da actual rotunda aos Bombeiros a nascente com frontaria para a estrada de Pombal e a poente a entestar o caminho publico a fechar a norte com a propriedade da família do Ti Bernardo Mendes do Ribeiro da Vide e para nascente uma fazenda de gente do Escampado. Recordo daquele tempo a propriedade do meu bisavô era murada com um belo portão em ferro forjado, poço e nora onde veio a ser edificado um grande pavilhão para a recolha da frota de camionetas Serras de Ansião, oficina e mudança de óleos com fosso exterior a poente a entestar com o caminho e este com o limite do ribeiro (Ribeiro da Vide).
E ainda a propriedade da família Freire da Paz da vila expropriada para ser construída a rotunda aos Bombeiros, em que a empresa deixou ficar na altura três esguelhas de terrenos; um a nascente, o maior, com a casita e oliveiras, outro  a poente convertido em  suposto parque de estacionamento e a norte talvez o mais pequeno, rectangular, cujo proprietário de uma vivenda há anos veio alinhar um anexo de quina viva supostamente fora da extrema a poente olhando ao muro do seu vizinho mais recuado para a Rua do Matadouro a deixando atrofiada, alegadamente ao jus de alegado premeditado para vir alinhar à posterior com a frontaria da casa há 2/3 anos em englobar a referida nesga a norte com duas oliveiras onde fez um barracão, na altura por estranhar em não ver afixado a autorização camarária pedi esclarecimento à câmara PSD, em resposta tinha sido pedida licença camarária estavam em negociações com o proprietário para o anexo a estorvar na curva da Rua do Matadouro seria para demolir para a rua ficar mais larga.
Debalde nada foi feito e assim continua, sem saber se o proprietário de facto  adquiriu a nesga do terreno à empresa que construiu a rotunda ou aos herdeiros Freire da Paz, para enfim ficar na dúvida se a câmara autorizou fazer o último anexo em chão que não seria alegadamente do proprietário (?) e a mim no meu direito de cidadania apenas me foi dada uma resposta aparentemente convincente...
No resulto sem aparente explicação a intervenção deste rectângulo em local da nova centralidade da Requalificação do Nabão com a frente reduzida onde se exigia nesta zona de excelência por ser a sala de visitas de Ansião, a maior, a norte, a merecer ser dignificada no seu máximo esplendor!
E por último evitava especular-se e criar susceptibilidades desnecessárias com terceiros se o povo fosse em devido tempo esclarecido, para isso é que servem os cadernos mensais sobre as actividades e outras informações que a autarquia faz distribuir, no caso nada foi REFERIDO!
Por isso a polémica continua!
Além de mim outros que cá residem se espantam no mesmo!
Rotunda aos Bombeiros Voluntários
Neste início de verão de 2018 quando ao sair de volta a Almada dei conta de andarem de volta do muro do ribeiro, fotos tiradas em andamento.
Rua Dom Manuel de Melo ligado à vinda da CUF para Ansião
Do lado nascente
O caminho público logo depois da quina da casita de pedra.
 Do lado poente
A nesga do terreno a ser usada com estacionamento indevido...
Outros empecilhos na urbanidade pública em que também foi desvirtuada a rota da estrada coimbrã ou real ali a poente a escassos metros ao ter sido projectado o nó de acessibilidade naquele local em prol de outro mais a nascente e assim tinham sido salvos o troço da antiga via medieval e o fontanário e tanque de chafurdo, esse sim, o provável onde a Rainha Santa Isabel na sua passagem por Ansião se apeou para se refrescar.A revelar muita falta de visão e de cultura!
A posterior desativação da laboração da Transportadora Serras de Ansião seguiu-se outra de pneus em que o caminho público, ancestral, virou uso e abuso com a utilização massiva  por entupimento de pneus como se fosse chão da propriedade e ainda um cão com a corrente plantado em terreiro publico -, o que estava mal !
Mais tarde gostei de constatar que o caminho tinha sido limpo e o cão mudou de terreiro, julguei que tinha sido a idealidade a fazer o seu serviço de vistoria, puro engano...
Para depois o novo arruamento a norte do pavilhão - Rua Dr Fernando Travassos cujo empreiteiro procedeu à correnteza do passeio no tardoz do pavilhão e seguimento do caminho,  disso não se deu conta ou deu, em verdade não deixou o caminho aberto no entroncar com a rua, o certo, por negligência ou suposto compadrio a dar mote gratuito ao proprietário em se aproveitar mais tarde do espaço do caminho como sendo seu, o que veio a acontecer, quando em verdade é pertença do domínio público. 
No verão de 2014 os supostos proprietários do pavilhão ou os inquilinos chineses (?) decidiram fechar totalmente a propriedade tendo deliberadamente incluído o caminho público colocando dois portões um a sul e outro a norte, apenas abertos durante a abertura da loja. O portão do pavilhão  a norte mostra a visibilidade do passeio calcetado em obra executada no tempo do PSD sem rigor a  prejudicar o domínio da propriedade pública que devia ter sido mote de vistoria  e o empreiteiro ter em tempo útil procedido à respectiva alteração, porque uma coisa é a continuidade de um caminho público e outra coisa é fechá-lo só porque sim ou a pedido de alguém com suposto suborno em que a falta de cultura e de visão a favorecer intrinsecamente terceiros!
Se não houver rigor , regras  e respeito cada um faz um estacionamento na via pública e depois envia as multas para a câmara, porque é a esta identidade e à GNR que compete conhecer o concelho, vistoriar e aplicar coimas ou intimação em Tribunal.
Na esquerda o muro que resta da fossa dos camions que limitava a verdadeira extrema da propriedade com o caminho.
Portão a sul do inicio do caminho, bem largo, até se deram ao trabalho de nele colocar canteiros para desviar a atenção...Graças a Deus sempre fui muito observadora e aqui passei durante anos a caminho de uma propriedade nas Lameiras.
Esta questão foi em 2013 levantada e muito bem pelo bom ansianense João Forte no seu Blog https://azinheiragate.blogspot.com/2013/08/polemica-em-ansiao-caminho-publico-
Com fotos antes da colocação da vedação. A minha crónica  deu nova achega, teve até ontem 1735 visualizações, portanto das duas uma ou quem a leu não se importa com a cidadania, ou se importa e fica calado para não se incomodar, e a mim me incomoda e muito, suposta  gente com genes de estirpe que se julga estar acima dos outros, os costumo dignificar com desprezo!
O que falta saber é se houve acordo de venda por parte da câmara ou outra contrapartida esquecendo-se de avisar os seus concidadãos, a falta de transparência que exalta ânimos,  por isso o espanto que jamais deve passar despercebido ao cidadão comum se questionar perante as autoridades!

Há outro troço da antiga estrada ao Carvalhal, depois de avisada a JFA a rede que tinha sido colocada foi retirada. O que falta? A máquina da câmara passar no seu terreiro para dar clarividência que é um troço de estrada medieval a merecer ser referenciado, como outro a escassos metros à frente há anos limpo, e neste  o tempo e assoreamento de detritos das chuvas e a norte com carradas de terra ali despejadas que na altura fotografei no descarado propósito para mais tarde nivelar a estrada com as terras confinantes todas do mesmo proprietário e assim ficar tudo interligado em quintinha...

Não tenho absolutamente nada contra ninguém, fique bem claro!
Lamento dizer que nflamo sem conseguir ficar calada quando constacto supostos indivíduos que almejam mais do chão património cultural do município, sem olhar aos meios para os alcançar, faltando descaradamente ao RESPEITO, à Câmara , à GNR também no dever de se mostrar atenta nas suas patrulhas e aos concidadãos, quando o certo é o mesmo ser devido de todos para com todos. 

2 comentários:

  1. Boa noite cara Isa,

    Antes demais parabéns pelo seu blog!

    Em relação a esta passagem "Monografia do Padre José Reis Coutinho e da Numária Medieval do Cemitério, onde pude enxergar pela primeira vez o que quase nada sabia, ou muito pouco-, pelo que estou encarecidamente grata pela oferta gratuita e de boa fé gentilmente me presenteou".

    Ando há anos à procura de obter esta obra sobre a numária do cemitério do Ansião. Será que me conseguiria ajudar nesta matéria? Alguma forma de entrar em contacto com o Padre para que pudesse ter um exemplar?

    Obrigado pela atenção.

    Melhores cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. O meu endereço de e-mail: miguel_soarez@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog