sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Escampado da Lagoa em Ansião

O Escampado da Lagoa  localiza-se a norte do Escampado de S.Miguel e a sul do de Santa Marta, de onde parti em caminhada, para mim é o mais carismático, soalheiro, de pouco casario concentrado em redor da lagoa . Aqui viveu gente abonada.A evidenciar tenha sido dos primeiros em paralelo com o da Lagoa do Castelo a ser habitados - a razão a lagoa, pela abundância da água, porque por aqui há pouca. O lugar teria começado como todos os outros por ter sido escolha de um casal em que os filhos foram ficando e outros partiram, para hoje se mostrar quase desabitado. 
Ainda persistem ruínas de casario antigo onde se distingue na arquitectura tradicional caracteristicas como a
fresta horizontal acima do lintel da porta, sem saber a sua serventia, ainda se mostra comum  em casario da centúria de 600/700.                                             

As prateleiras em pedra encastradas nas paredes

Grande casario onde viveu a avó das minhas amigas de escola primária a Gracinda e Arlinda, os pais tinham emigrado para a Rodésia. Um dia trouxeram-me para conhecer a avó. Recordo que foi a primeira vez que conheci este lugar para de imediato me deixar apaixonar pela lagoa e pelo volume do casario em abandono de sobrado, sem perceber a razão de tanta riqueza do passado estar ao Deus dará...
Nesta foto não se nota bem, a parede na frente tem uma fresta minúscula a norte .

Fiquei triste ao ver a Lagoa que deu a toponímia ao lugar cheia de caniços, sem pinga d'água.
Urge que alguém de direito a limpe, bem limpa!

A casa de sobrado que em criança já estava em abandono.
Disseram-me que teve dois lagares, seria um de vinho e outro de azeite, com ligação à família "Simões" do Marquinho onde tinham um moinho de água.
Foto do Dr Leonel Antunes
Resultado de imagem para escampado da lagoa
Vista da lagoa em dezembro de 2018
Rodeada de bons carvalhos e muros de pedra seca. Paisagem idílica.
André Freire teria nascido aqui no Escampado da Lagoa?
Era rico porque apadrinhou muita criança com a mulher e uma irmã. 
No Escampado Belchior também houve gente com este apelido "Freire". No passado e hoje por trabalho ou casamento as pessoas deslocam-se. Do Escampado Belchior foi para a Sarzeda uma mulher onde se casou, dando origem ao apelido nas Cavadas, em indivíduos altos de olhos azuis.

Defronte da lagoa para nascente parte de outro casario de sobrado 
Em aparente ruína com a data no lintel de 1854? 
Duplo beirado português com balcão e escadaria .Aqui tenha vivido a família dos Moitas ou Moutas tiveram moinhos ou azenhas de água no Moinho das Moutas, cujo apelido veio a ditar o nome ao lugar.
A actividade intensa de moinhos de água, lagares de vinho, azeite e pisões de linho foram abundantes em Ansião, na ribeira do Nabão, Ribeira da Mata, no Ribeirinho ao Casal Soeiro, Escampado, atestada por uma contenda de 1359 arquivada na Torre do Tombo com os almocatés - Graviel Anes e Affomso Gil e Affomso Palez e Domingos Galego moradores em Ansiom .
No Escampado, o apelido "Palez" tenha derivado "Palaio" ? viveu no Escampado do Belchior.
Em novembro de 2020 a partilha no Grupo facebook Ansião do nosso grande amigo Dr Filipe Pinheiro de Campos 
Gente de Ansião VI
Para todos será certamente uma surpresa ... agradável!
O casal Manuel Freire Lourenço (b. em Ansião a 2.12.1708) e Josefa Mendes, sua primeira mulher, b. em Chão de Couce, casados na Matriz de Ansião a 1911.1731, teve, além de outros filhos a Maria Josefa de Santa Teresa que n. no Escampado da Lagoa a 24.10.1742 a qual, do seu casamento com Manuel Simões Pires, n. no lugar da Ribeira de Ansião, também conhecido como Ribeira de João Gomes, freguesia de Abiul, teve inúmeros filhos.
Entre os filhos do casal conta-se Manuel Simões Pires, n. no Escampado da Lagoa a 23.5.1784, casado com Maria Inácia da Conceição, n. no Escampado do Belchior que foram pais de José Simões Pires, n. no Escampado da Lagoa.
José Simões Pires foi morador no Escampado e pai de . Guilhermina Cândida Simões Pires a qual, residindo em Pombal casou com José Luiz de Oliveira Pessa, n. na mesma vila, empregado público em Pombal.
Deste casamento nasceu em Pombal a 14.6.1870 Adriano Luís de Oliveira Pessa, f. em Lisboa a 10.5.1942, médico, casado em Pombal a 23.9.1895 com D. Maria Octávia Catela de Miranda Pinto, n. a 22.12.1878 na freguesia da Graça em S. Tomé e Príncipe. (num outro post darei a conhecer este Adriano Luiz O. Pessa)
Quem foi este casal Adriano Luiz de Oliveira Pessa e D. Maria Octávia Catela Pinto de Miranda? Nada menos que os pais do nosso conhecido Fernando Pessa!
Fernando Pessa, de seu nome completo Fernando Luís de Oliveira Pessa era assim neto de uma ansieanense e n. em Aveiro a 15.4.1902 vindo a f. em Lisboa, com 100 anos de idade a 29.4.1902. Locutor bem conhecido, jornalista de rádio e televisão, correspondente da BBC na 2ª Grande Guerra Mundial. A sua infância foi vivida entre em Aveiro e Coimbra. Após os estudos secundários, tentou ingressar na carreira militar como oficial de Cavalaria. Dada a abundância de oficiais como resultado da Primeira Guerra Mundial, Pessa não foi aceite. Começou por trabalhar numa companhia de seguros, trabalho que o levou ao Brasil até 1934. No mesmo ano, candidata-se aos quadros da recente Emissora Nacional (EN), ficando classificado em segundo lugar. Transformou-se no primeiro locutor da estação de rádio do Estado Novo. Casou segunda vez em Lisboa com D. Simonne Alice Ruffier, n. em Castro, Estado do Paraná, Brasil, de quem não teve filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog