sábado, 10 de dezembro de 2022

Comemorar 44 anos de casório nos trilhos de Penedo Furado em Vila de Rei

Satisfação 44 anos de casório no dia 3.09.202. 

Em comemoração, saímos de ansião, a caminho de Pedrogão Grande, na rota da mítica Nº 2, por curvas e contra curvas, achei curioso cruzar topónimos comuns com Ansião - Ucha, Açor, Melriça e, com o Algarve - Milreu e Alcoutim. Grou, como a Lagoa do Grou na Freixianda e Aveleira em Alvaiázere... Instiga a povoadores do norte que replicaram na região centro os topónimos, e já antes os árabes.

Destino? Penedo Furado. Já conhecia o miradouro, onde estive em 2016.Acessibilidade com sinalética, mas, a autarquia poderia melhorar alguns troços dentro de aldeias. A entrada para o miradouro péssima, cheia de cascalho de xisto, tem de ser melhorada com parque de estacionamento ordenado e expositores com mapas com os trilhos marcados para opção de escolha dos turistas.

A modernice dos baloiços...
 

Miradouro do Penedo Furado

 

A estela de mármore do Estado Novo no penedo, teria sido mais aberto na década de 30 do séc. XX
n No churrasco deixaram este prato partido, achei piada...
Nas piscinas havia gente a banhos
Agora em brilho com os passadiços a beijar cascatas e altas penedias cortadas em riste a lembrar mármore com laivos de xisto e pintura de líquenes vestida em amarelo ...

Uma cascata lembra uma cachoeira no Brasil. Tivemos sorte na escolha, para descer porque há falta de um mapa com os trilhos, e o grau de dificuldade. Contornamos a Ribeira, a lembrar o pulo do lobo no Guadiana, com os penedos redondos pela erosão da água.
Rota de santuários populares
Outra cascata, tipo cachoeira...
Adorámos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog