sexta-feira, 20 de abril de 2018

Moinho d'água da Quinta de Além da Ponte, em Ansião

Nesta última estada por Ansião em véspera despedida o dia mostrava-se radiante pelo que convidei o meu marido para uma caminhada a ver águas do Nabão onde descaradamente me sentei num dos bancos da Ponte da Cal para saborear o tempo que era palco de casais de namorados , em lamento jamais ter sido meu e disso tenho pena, pois em tempo de águas, o cenário mostra-se de extraordinária beleza. 
Seguimos para norte pela Rua de S Pedro, sem saber se havia ligação nos caminhos para voltar ao Nabão. Encontrámos o nosso bom amigo "Chico Serra" do Escampado de Belchior, arrumava a ceifeira, trocámos conversa até que a filha nos adverte e, bem, que ainda tinha de ir para a catequese...Cortámos à casa que foi do alfaiate, pai da Irene e do Fernando, ainda me lembro dele a trabalhar no r/c de grande tesoura na mão e reparei noutra casa que lhe está adoçada mais pequena, muito bem restaurada com a pedra viva à vista em brutal contraste com um casario de imensurável dimensão que se avista ao fundo do caminho para nascente e desconhecia. Ao chegar mais perto mostrava-se de linha direita sem modernidade, na estranha ligação com uma parte antiga, sem saber que arquitecto lhe destinou o traço em as unir e, ainda pela cobertura de betão armado a imitar pála do telhado.Não imagino a utilidade do imóvel, quiçá turismo de habitação? Questionar se  o arquitecto da câmara para aprovar o projecto de construção e ampliação aqui veio e não se deu conta do valor histórico que aqui existe, ou não, ajuizar o contraste, sem harmonia nem graça com a  modernidade, a colidir com o antigo, porque o abafa ,  retira identidade e sobretudo brilho, e ainda a nova passagem de serventia larga a poente a mosaicos de cimento...Um desatino!
O que me pareceu estranho foi a impuridade abarcar o que  foi um solar do século XVII não o dignificando na sua ancestralidade com a contemporaneidade, quando bem podiam conviver separados em ambiente intemporal.Confesso fiquei sem fôlego indignada pela atrocidade a que este belo exemplar da arquitectura ansianense, do pouco que ainda resta do seu património dum passado rico, a que foi votado.

A origem da Quinta de Além da Ponte
Verossímil que a quinta de Além da Ponte nasceu do desmembrar da quinta das Lagoas onde um dos ramos se fixou na primeira casa  junto da estrada romana que foi ativada com a construção da Ponte da Cal depois de 1648; no gaveto com a Rua de S Pedro onde deslindei uma parede com janela de avental, denota antiguidade, que localizei em bicos de pé, por causa do muro e postei na cronica de um nobre Alarcão que viveu nesta quinta. 
A casa da "D Fernanda 29", aventa ser dos fins do séc XIX e tenha sido construída pelo novo dono Abel Falcão, quando regressou de África  que a tenha comprado a conterrâneo do Espinhal da família Alarcão que sabemos viveu na quinta de Além da Ponte. 
Recordo o povo chamar a casa dos Abéis.
O solar junto do moinho da centúria de 700 onde possivelmente nasceu a mãe do Conselheiro António José da Silva.
O moinho de Além da Ponte, no séc XX,  era usado pelo Sr Pires da Sarzedela, a quem o dono por não ter filhos, julgo deixou o solar que é citado na crónica, o moinho e chão, hoje na posse dessa família.

Solar do século XVII
Um dos poucos exemplares de solar com balcão e varanda alpendrada, típico da construção medieval que na Beira Baixa em Medelim, o povo ainda conserva mais de 200 e, em Ansião se contam pelos dedos das mãos...Deixo o alerta para além do conhecimento não se descuidarem com a sua preservação e não mais se permita que sejam continuadamente demolidos, alguns por força do alargamento de estradas.Há que estar atento e haver consciência em defender o património!
Visível a placa em cimento armado da cobertura e a coluna na frente de suporte
Qual a família do passado de Ansião que foi a donatária desta casa e quinta que se abrange até ao Nabão?
Na verdade a minha ideia de aqui vir ocorreu-me depois de ter lido no Livro Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas uma Informação do Concelho de Ansião dada pelo seu juiz, Manuel Rodrigues em 1721  que aborda a "Capela que instituiu Joana Baustista do Moinho d'Além da Ponte termo desta vila feira a dita instituição aos 13 de setembro de 1696 annos; he possuidor e administrador della Manoel Matheus do mesmo termo; manda dizer quatro missas cad'hum anno." O excerto revela que em 1696 Manoel Matheus era possuidor e administrador da capela mandada instituir por Joana Baustista.  Indicia que a instituidora da capela   -Joana Batista estava ausente de Ansião - o que se mostra comum noutros instituidores de capelas nessa altura, para ter deixado um administrador  para dela tomar conta. 
Janelas de avental com pedras a ladear para os vasos
Frontaria a poente

Data de 1056 ? Não creio, contudo o algarismo "0"  mostra-se  bem visível.Merece um olhar atento depois de limpa a pedra para ser decifrado com veracidade
O que resta do Moinho de Além d'Ponte e da sua capela
 
 Visão de nascente sobre o Moinho de Além d'Ponte seguido do casario da casa nova e do solar
A ribeira da Mata, aqui não sei que nome tem, com leito de boa água corrente e  transparente vinda da Fonte Carvalho, depois de passar pela Ribeira do Açor, beijar a Constantina para aqui  se espraiar no Porto Largo, a caminho da foz no Nabão que por aqui nas hortas ainda é  menino...

O que resta do caneiro ou levada para o Moinho
Desde pelo menos no século XIV que Ansião assistiu a um numero elevado de moinhos de água e lagares. Em 1359 houve uma contenda com os almocatés sobre os pesos e as medidas que se encontra arquivada na Torre do Tombo, refere os almocatés dos moinhos .
Descortinei parte da levada , o ribeiro artificial, que alimentava o Moinho d'Além da Ponte que foi cortado com o estrangulamento do IC8  e da abertura do caminho a norte  que lhe fica paralelo . 
Apesar da vegetação onde a água da levada entrava no Moinho de Além da Ponte.

Reti o olhar entre a farta vegetação onde jaz hirta a Mó - seria a delgada, por ser fina...Tanto património em aparente abandono que devia merecer mérito para vir a ser apreciado pelas pessoas nas suas caminhadas. Arte ancestral de séculos nesta terra que as crianças deviam ter compromisso de aprender e respeitar o que foi o seu rico passado na vantagem em produzir riqueza com o aproveitamento da água quando a havia, para fazer mover os moinhos e os lagares, por vezes a mesma levada dava para mais do que um moinho. 
Durante séculos o caminho de ligação de Ansião à Constantina,  Lagarteira  e Torre de Vale Todos, se faria por aqui, Por volta de 1917  se abriu uma estrada pelo Moinho das Moutas com ponte de madeira de estrado largo para abarcar a levada para os moinhos das Moutas e do Nabão. Hoje esta estrada  encontra-se cortada pelo IC8.

FONTES
Livro Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas Mário Rui Simões Rodrigues e de Saul António Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog