terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Ansião quer valorizar e exportar a bolota de Sicó

Parabéns à iniciativa do Congresso
                    
Pese os convites endereçados  não poder estar presente por motivos pessoais com a festa de família dos meus netos mais velhos, mas,  estive imbuída no Coração de Sicó!
Ansião está a tomar um Novo Caminho, a modernizar-se com iniciativas, a expandir horizontes onde finalmente se desenraizá da sua interioridade que a atrofia, e aos poucos como deve ser, lança a bolota, produto autóctone, no passado usada para alimento de suínos, e hoje a valorizar e já eleita, a chamar o progresso, exportação e turismo. Fantástico. Há dois anos quem se lembraria de apoiar e incentivar um Congresso da Bolota? Felicito a Autarquia de Ansião por ter abraçado o projecto pela mancha de carvalho cerquinho e azinhal .

No Jornal Serras de Ansião de Outubro de 2019
Despertei com o artigo de Carlos Miguel Freire Bernardino, presidente da Casan, na menção que corroboro: A preservação e fomento do carvalho cerquinho é imperativo e urgente ». Em total desacordo com o titulo da crónica - O carvalho não é só bolota! "Será que é apenas sobre a bolota que interessa fazer um congresso?!"
Porém, o carvalho dá lande para os animais e a azinheira é que dá a bolota. Nada de fazer confusão!
O presidente da Casan remata  parece-me que fazer um "Congresso" da Bolota" é porventura tão importante como estimular a plantação de medronheiros para fazer cremes para cosmética!
Convenhamos que não! 
Um final de crónica  no jornal, infeliz! 
Em tudo temos de dar sempre o benefício da dúvida. 
E ainda elogiar o empreendedorismo nesta temática muito profunda pelo que foi no passado e o que pode ainda a vir no Presente e Futuro!

Jornal Terras de Sicó de 24 de novembro de 2019
«O Município de Ansião Pretende valorizar e explorar a bolota de Sicó para promover a economia rural, o ecoturismo, a gastronomia e a região. 
Neste sentido, vai realizar o I Congresso Bolota de Sicó, onde propõe explorar as raízes do território, assente na maior mancha de carvalho-cerquinho da Europa. A iniciativa, que conta com a parceria da consultora ambiental Montante, decorre no fim-de-semana de 30 de Novembro e 1 de Dezembro, no Centro de Negócios, localizado no Parque Empresarial do Camporês. “Aproveitando a situação privilegiada do território, com a maior mancha de carvalho-cerquinho da Europa, e reconhecendo o subaproveitamento deste recurso, a autarquia pretende valorizar e explorar a riqueza desta espécie autóctone da região de Sicó, numa perspectiva de promoção da economia rural, do ecoturismo, da gastronomia e do território”, explica uma nota do município.Afinal, “o actual subaproveitamento deste recurso, quer a nível económico, quer a nível turístico, representa uma oportunidade única para a valorização desta riqueza autóctone da região de Sicó”. Assim, o I Congresso Bolota de Sicó visa fomentar o debate sobre esta temática, contanto para isso com “um painel de académicos de relevo” que abordarão, no sábado (30 de Novembro), “as potencialidades deste recurso, incidindo sobre a sua importância na região, o relevo que poderá vir a ter na demarcação do território e a importância subjacente à manutenção e protecção desta mancha de carvalho, merecedora da maior atenção por parte de todos os agentes da sociedade”.
Já no domingo (1 de Dezembro), os participantes serão levados por uma incursão pedestre pelo coração da mancha de carvalho-cerquinho, o Parque Ecológico Gramatinha – Ariques, para desfrutar da beleza e da riqueza paisagística.
De referir que o programa conta ainda com a confecção e a degustação de produtos à base de bolota, de comprovada importância para a alimentação humana.

Tomando o Livro que há anos o Dr. Arménio Vasconcelos me ofereceu na minha visita ao Museu de família em Almofala de Cima, Figueiró dos Vinhos
Evoca a origem do passado dos nossos avoengos cujas culturas estão enraizadas na região. Extraordinária intensidade ao chamamento às raízes que também comungo do Mar Mediterrâneo.  Jamais algum historiador e investigador, estudou a origem de povos aqui aportados do mar Mediterraneo quem trouxe além do pinhão, o carvalho. 
Dr. Arménio Vasconcelos na sua visita à Hélade impregnou a sapiência das suas raízes (...) ao sensibilizar quem o ler, em fazer a mesma viagem, pelos mesmos ou diferentes meios, por certo estar que todo o homem deve conhecer as origens da civilização em que nasceu e vive; origens que, no nosso caso, assentam inequivocamente no leito criselefantino denominado Hélada...

Um poema aleatório que fala Dos carvalhos de Dodónia
Partida de Itália
Subo ao convés do barco
E ouço o sulcar
Da proa
Ondulando o mar
Numa estrada de espuma
Em direção à Hélade.
A claridade desponta
Enquanto o nevoeiro se esfuma
E de frente aparecem
As ondas do Mar Jónio
Transportando mensagens
Respostas-convite,
Proferidas por Zeus
Dos carvalhos de Dodónia.
E vejo no mar refletido
Como espelho, o céu,
Cobrindo o Olimpo
Com um alvo nimbo
Onde chegaremosDepressa:
Tu e eu Odysseus!
Só poe este momento
Breve
Valeu a pena a longa viagem. Adorei.

Avivando o passado de Ansião, riqueza que ditou muitos topónimo com o nome Carvalhal, como de apelidos em homens que foram tomadores de varas de porcos, ainda vivos na Lagarteira. 
E, os  relacionei em pedidos de passaportes para emigração, sobretudo para o Brasil ; Granadeiro e Ganaio, entre outros . 

O passado de Ansião com nobres ligados a Senhorios ao alto Alentejo, sendo óbvio levavam consigo nas viagens de um lado para o outro serviçais. Na movimentação de varas de porcos ruivos, em manada do Alentejo, para Chão de Couce, Lagarteira, Sarzedela, Martim Vaqueiro, Santiago da Guarda, e os Andrés em Ansião, entre demais, os porcos eram alimentados pelos montados com lande e bolota. 

Em meados da centúria de 600, a reclamação dos foreiros da Quinta das Lagoas, da herdade do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, sobre uma saboaria que se tinha instalado em Ansião. Ao queimar muito carvalho, com isso menos lande para engordar os porcos, o que ditou o seu fim . 

Prefaciar o Padre Cardoso em 1747
« Muitos carvalhos, que produzem muita bolota, pasto dos porcos que em grande quantidade se acham na terra de Ansião; e é tanta que dela se utilizam muitos outros, que de fora vem aqui buscar o sustento com grosso interesse dos moradores e pela bondade dos pastos, são as carnes excelentes»

O padre refere carvalhos que produzem muita boliota, devia ter escrito lande.
Duas riquezas que se perderam e outrora abundantes nas serras de Ansião - a grã e as varas de porcos ruivos foi activa até meados do século XX em Ansião. 
O que ainda existe no concelho de Ansião é a mancha de carvalho cerquinho e outras espécies como o alvarinho na Mata Municipal de folha larga e o negrão está a irromper nas ribanceiras da Mouta Redonda, em Pousaflores cujas raízes ficaram no subsolo depois dos costados arroteados e o abandono da agricultura  de novo estão a emergir e a ocupar o seu lugar de árvore autóctone. Tanto o carvalho como o carrasco, todos dão o fruto, em forma de bolota, chamada lande, que no passado foi alimento para porcos, javalis e outros animais selvagens e ainda para estrumar as terras.

Triste é passar pelo Vale da Couda e pisar a calçada coberta pelo grande manto de lande que ninguém apanha , como no Escampado em carvalhos seculares... A bolota comestivel da azinheira é um produto mediterrânico e biológico, não pode nem deve ser desperdiçado. 

A divisão da propriedade em minifúndio característica na região é difícil para a introdução do que foi no passado o montado em Ansião , a ser de novo  possível com acordo dos proprietários na união como se faz hoje com as reservas de caça para se apostar em varas de suínos e rebanhos de ovelhas em redescobrir riquezas do passado a rivalizar montados de Montemor o Novo, de onde teria sido a sua origem. O Congresso serviu para acordar mentalidades e se agir!

Doçaria
No passado havia quem torrava a bolota para fazer farinha e biscoitos, seria de bolota a farinha dos famosos biscoitos produzidos em Coina que iam nas caravelas e aguentavam meses ?
No passado o primeiro pão era  feito com castanha e bolota.
Os exemplares de carvalho seculares deviam ser protegidos e classificados por espécies no concelho.
Também não devem ser abatidos como constatei um exemplar de diâmetro extraordinário a caminho do Escampado de Calados.Nem sei como foi possível cortá-lo, olhando ao tamanho da serra necessária ...
A bolota servirá depois de estarem os seus nutrientes estudados útil para compotas e afins entre novas oportunidades que venham a surgir brevemente no mercado do empreendedorismo como os pastéis de bolota .

Pastelaria confecionada pela pastelaria Nabão no Moinho das Moutas

A criatividade aos dias d'hoje deve ser exigente e primar pela diferença para ganhar à concorrência . Com todo o respeito o bolo tipo queijada ou pastel, se mostra em demasia  escuro e não encanta o meu olhar, e os olhos também comem. 
Quem sabe se bolinhos ao jus de bolotas, cujo pé na parte da casca coberta com doce e fios de ovos, me parece ser mui apelativo ao olhar... 
A moda de comer pasteis de bolota vai pegar prefaciando as palavras sensatas do Sr Presidente da Câmara de Ansião . 
Finalmente o concelho está a modernizar-se e a lançar-se em desafios novos para o seu maior engrandecimento. 
A Lurdes se quiser aproveitar a minha ideia para apresentar outro formato de bolinhos de bolota na Feira dos Pinhões, está à vontade!
Outras especialidades presentes no Congresso com bolota
Espera-se aposta no doce de bolota para barrar. No Alentejo  já se produz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog