terça-feira, 16 de junho de 2020

Piquenique na Serra do Anjo da Guarda em Ansião

Escolha aleatória no concelho de Ansião, sempre de mão dada  com a crítica construtiva
Aldeia da Portela de S Lourenço
A sua capela na entrada para a serra

Rua das Escolas, o certo  seria retirar o S e ficar - Rua da Escola
Porque julgo foi apenas uma e  mista e em tempo de poucas mulheres...Mas fale quem mais souber!

De quem seria esta casa de traça antiga com piais laterais na janela? Quem aqui teria vivido?
Encontrei o parque de merendas, desprezível...Devia ter sido aposta em tempo de pandemia a sua  limpeza e manutenção

Tive de subir a uma mesa para puxar a malha de plástico para tapar o sol...
O nosso picnic com os netos mais velhos o Vicente e a Laura
Na cesta um bom frango assado da churrasqueira, da menina do Escampado da Lagoa, simpática , com ela na véspera travamos conhecimento, sem se esquecer do nome dos meninos. No dia seguinte quando o meu marido fez a encomenda escreveu o nome deles na caixa. Isto é que é saber estar no negócio, além de irradiar simpatia, de cariz afável e de boa memória para nos agraciar a contento, adorámos a distinção do carinho e o frango estava uma delicia. O mesmo não se pode dizer das pataniscas compradas no Diogo, de salgados nada mais havia ...para em lamento dizer  - de facto alegadamente se ganha muito dinheiro a vender gato por lebre, em abono da verdade as pataniscas ofendem a boa tradição da culinária de Ansião que desde sempre aqui foram bem feitas e estas eram tudo menos pataniscas - uma bola de massa a nadar sem bacalhau de pasta dura, sem cebola, nem salsa. O certo passa a meu ver por  mudar de cozinheira, porque quem as fez não será daqui, ou pior é, apenas as fritou porque foram compradas congeladas...Lamento o desabafo, mas pagar e ser mal servido, não é boa conduta no negócio, porque afasta o cliente, por o deixar desalentado e nesse pressuposto passa a procurar noutro lado até achar qualidade compatível com o preço justo.
Como se vê na foto o caixote do lixo por limpar com restos do farnel da quinta feira de Ascenção...
O que nos divertimos a ver grandes formigas a transportar as migalhas
Uma batata pala pala, a ser levada por muitas formigas por todos os lados. Impressionante o árduo e obstinado laboro de animais tão pequeninos e tão trabalhadores em arrecadar sustento para o inverno, a lição ali dada.
As fotos da Laura, leva jeito...
Com os guardanapos a voar...não faltou o aquagel...
O Vicente a enviar fotos por Watsapp  ....
Inadmissível um Parque de Merendas estar assim...sem apego a cuidados que bem merecia ser deferido...

 O presenteio de uma grande borboleta
As vistas pelas serranias circundantes para sul...
 Serra de Alvaiázere e as suas eólicas...

Para sul  logo ali no outro morro serrano depois da aldeia da Portela de S Lourenço fica a serra do Castelo com o castro de povoado já classificado
Explosão floral em abundância em tom amarelo , a lembrar que a quinta feira de Ascensão, o feriado municipal tinha sido há dias...

As eólicas da Serra da Portela
A oração que a minha avó Maria da Luz Ferreira da Mouta Redonda me ensinou
 Andaram na descoberta dos espaços...
Mas quem aqui deixou o televisor?...
Deixámos a calçada para tentar encontrar as perdizes e seus perdigotos...
Tantas vezes por aqui os vi ate levantarem voo...os cachopos não se calavam, vamos ver os perdigotos...Sem  enxergar algum!
 A erva de Santa Maria, ainda florida.O sentir dos cheiros para a  reconhecer

 Um pseudo lago...
 Belas flores ainda floridas...

O sol  era demasiado...muita falta de poda nas árvores circundantes. Abismal!
 A deficiente  sinalética... na bifurcação devia estar para poente Serra da Portela e os seus moinhos e para nascente serra do Anjo da Guarda - nome batizado pelo povo na década de 60, depois da capela ter sido ali construída em 1961.Leva-nos às valências  do Ciclo do Pão, capela, reiro dos caçadores, parque de merendas,e suas  infraestrutura além do miradouro
A que acresce e lamento dizer, senti abandono num local que tanto se clama alvo a  alto progresso.
Além do parque de merendas sem limpeza e com os toldos estragados, o certo era serem alterados para canas, tão abundantes na região, dispostas em ligeiro declive para não perecerem depressa, seria mais ecológico, airoso e pratico como é uso em tectos no Alentejo, ligadas por arame.
Os fornos sem tampa, foram roubadas? O certo serem repostas, como é no parque de merendas da Fonte da Pedra, em Pombal, onde constatei famílias levarem a massa levedada de bôlas de bacalhau e outras. Ao chegarem acendem o forno com lenha aparada da limpeza do parque, o certo no equilíbrio do meio ambiente, nada se estraga tudo se transforma.  E depois dar publicidade para as famílias virem e passarem um bom dia.
Pinheiras sem estar derramadas, depois de plantadas sem jamais alguém lhes destacar atenção, os ramos de baixo há muito que deviam ter sido cortados, retiram pujança ao pinheiral que se espera dê frutos brevemente, para mais acrescentar de riqueza a Ansião...
Lembrei-me do ADÁGIO - Oh SIMÕES, OLHA OS PINHÕES!
A meu ver a Serra da Portela  e a Serra do Anjo da Guarda, sendo a mesma, o povo é que a dividiu, precisava  a tempo inteiro pelo menos dois técnicos polivalentes, com carrinha eléctrica para se deslocarem e fazerem transporte de inertes, e rega, apetrechado com depósito  para as  árvores mais pequenas e com sede,  fazendo a limpeza dos espaços, podas e cuidar da sua manutenção e acautelar roubos. 
Porque em verdade o que assisti agride o Turismo e sobretudo agride quem ama as paisagens naturais que devem ser mantidas integras no respeito pela natureza. Apanhei garrafas de vidro e deitei-as no lixo, para não serem causadoras de acidentes, como íamos tendo um com uma partida. 
Inadmissível haver gente sem condutas de educação a colidir com a segurança dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog