terça-feira, 9 de junho de 2020

Cantaria romana reutilizada no concelho de Ansião?

Titulo pertinente e oportuno que devia ter o mérito de afastar dúvidas. Apresento-me curiosa, sem medo de falar de património que o meu olhar dignifica ao lhe conferir mérito e destaque,  pese a cantaria não apresentar em exuberância e excelência pormenores  de artificies de requinte, antes se mostra clássico e simples, mas pode  ser romano. Pelo que carece  ser estudado por técnicos da especialidade. No papel  de alerta por si só já se revela um grande favor e gratuito a despertar mentalidades à Cultura do Concelho de Ansião.
Graças à minha capacidade de memória para conseguir com os dados arquivados facilmente correlacionar mais, no despertar de uma crónica recente sobre a arquitectura em pedra  Religiosa e de cariz particular dos séculos XVII/I. Nesse pressuposto catapultei pertinentes alertas de reutilização de materiais romanos, ou não, as dúvidas devem ser esclarecidas, ficar calada é que não.
Seguidamente  explanação individual de cinco casos no concelho, podem haver mais, debalde ninguém ainda os apontou, para melhor interpretação.

Constantina 
A DGPC - Catarina Oliveira GIF/IPPAR/ 20 de Julho de 2005 sobre as colunas da galilé 
O corpo do templo é precedido por uma galilé alpendrada composta por dez colunas. 
O que leva a questionar - A ampliada demorou quatro meses, e sendo uma capela grandiosa, Severim Faria  dizia " (...) a Vila em Agosto de 1625, tem 27 vesinhos e o lugar de Constantina, que será de 50 vesinhos pouco mais ou menos".Como foi possível talhar pedra para dez colunas em tempo recorde? Entretanto em obras de remodelação da escada para o sino, apareceu há anos uma  pequena coluna. As colunas da galilé são semelhantes no corpo da matriz de Ansião, e admitindo ter sido palco de um habitat romano, não catalogado, apenas uns metros mais para poente, e ainda que a igreja não é construção de raiz e sim requalificação de ruinas de outro templo ali existente, óbvio o mérito ao seu estudo.

Segundo Ilídio Valente

Também existe um lavatório em cantaria semelhante que se encontra na sacristia. 

O palco da capela aventa ter sido um podium romano com reutilização de materiais de habitat romano, o que precisa de ser averiguado em escavação arqueológica.
Solar da Quinta de Além da Ponte de 1676
Aponta para reutilização de colunas romanas? Do habitat romano classificado na imediação da Ponte da Cal.
Solar  Herdeiros do Dr Adriano Rego ao Fundo da Rua
Há uns anos tirei estas fotos de um site imobiliário .
No Jardim pequenas colunas desirmanadas, ao lado há um lago com bancos em pedra semi circular com  pérgula em pedra . Houve um habitt romano no sitio da actual igreja que nunca foi estudado. Descobri na obra de adjudicação  da igreja que não foi construída de raiz, sendo um templo antigo requalificado. Na frente onde foi a Casa da Misericórdia houve outro habitat , apenas estudado pela metade, sendo encontrado um pequeno silo entulhado de lixo na esquina da Avª Dr Vitor Faveiro com a Travessa da Misericórdia, e se estendia para o palco da actual CGD, estacionamento público e adjacentes onde foi a Casa da Misericórdia de Ansião e a sua capela...
O  habitat romano inserido na que veio a ser a Quinta das Lagoas com limite sul na atual Rua da Fonte  para a família Veiga donatária do seu chão mais de dois séculos tenha  reutilizado as colunas romanas, o que é preciso averiguar.
Chão de Couce
Sítio da Casa da Câmara
Ainda fotografei a ruína existente onde detectei encastrada numa parede um tambor de coluna romana.Evidencia reutilização de materiais de habitat romano que ali existiu, com tanque no seu tardoz .A ruína encontra-se hoje requalificada, sem antes  pese ser particular ter sido alvo de estudo para o vir a classificar e o troço romano com corredor ainda não classificado. E assim se perdem os vestígios...Ansião afinal tão perto de Conímbriga apenas com dois pequenos troços romanos catalogados...Quando na verdade se houvesse empenho, vontade e querer já estariam todos levantados, a grosso modo estão por mim delineados, mas alguém com conhecimento tem de ir para o terreno e averiguar para os classificar.
Tambor de coluna  romano?
                               
Quinta da Mouta de Bela Chão de Couce
Henrique Dias fotografou o local 
Nas fotos deslindei um tambor de coluna e uma inteira reutilizadas no casario, será do habitat que existiu a sul da Aguda no Olival?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog