terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Igreja da Cumeeira, em Penela

Em 22.08.2022 almocei um bom leitão na Cumeeira, Penela. 
À saída, reparei que tinham aberto a igreja onde estive em Junho, voltei a entrar para tentar identificar uma data num teto. A igreja sofreu tanta requalificação no exterior, que ninguém se apercebe como é rica no seu interior . Rica, guarda preciosidades arquitectónicas, de rara beleza em talhe de pedra Ancã, é o que me aprecem ser como as cabeças aladas de anginhos, rivalizam o púlpito da igreja de Areias, já em Ferreira do Zêzere, da centúria de 500. Esta deve ser da mesma época.
A igreja do Espinhal é igualmente bela à semelhança desta. 
 Orago a S. Sebastião 

Bela Imagem da Senhora com o Filho nos Braços

               

Bela cúpula em caixotões de pedra. Soberba!

                

                     Arquitetura renascentista de excelsa beleza

                   

O portal da igreja de Santa Eufémia no Espinhal tem nas ombreiras este tipo de decoração minuciosa

                     

        

As folhas esculpidas nos capitéis reportam para arte visigótica...

                       

                                                

Muitas caras de anjos alados 

As cabeças na lateral da capela, reportam para a igreja de Santa Eufémia em Penela, como outras.

                          

                                                                                  

                      

Primitiva pia batismal

                                             

            
Pois nãos ei quem aqui foi sepultado!
Em baixo há uma data  esculpida 1566  ? 
                   
                                 

 Sacrário barroco
Ao deixar a igreja pela porta lateral, a única aberta, estava um mulher de joelhos a orar e pergunta- me se fui eu que tinha aberto a igreja , porque antes do almoço estava fechada. 
Respondi, que estava fechada, mas, alguém a abriu, por isso aproveitei depois de ter almoçado para rever uma data, e a questionei- não conhece os altares? 
- Diz-me só vim rezar ao Santíssimo... 
Disse-lhe no papel de cicerone...levante- se é venha daí que lhe mostro a riqueza feita pelos nossos antepassados.
Disse-me que era de Vila Nova, ali perto de Miranda do Corvo, ficou radiante com a beleza e riqueza que apesar de tanta vez ali rezar jamais tinha enxergado...
Conclusão, cada um que retire as suas, a mim entristece-me saber que há pessoas que não têm visão do que as rodeia, por excesso de humildade. Porque de coração acredito que o dela seja muito grande.

 Pianhas de pedra com duas Imagens de pedra de Ancã, da escola coimbrã

Virgem mártir que me lembra Santa Marta e uma Senhora coroada com o Menino

                   

Os azulejos são uma reprodução hispano árabes. 

Na igreja de Ansião a capela mor tinha, foram removidos na década de 40 do séc. XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog