segunda-feira, 26 de agosto de 2013

A pirâmide do Museu do Louvre em Paris pôs a descoberto as fundações do castelo de Filipe Augusto

Aportei a Paris vinda da rede do metropolitan subterrâneo, ao chegar às escadas  de acesso à rua senti uma tal emoção que me apanhou desprevenida  ao respirar  a aurora de Paris... 
  • Adorei sentir o chuvisco forte e fresco, ainda tinha na pele a sensação do imenso calor do nosso Portugal, ao mesmo tempo senti-me comovida pela cor da pedra escurecida que o chuvisco impregnava na fachada imponente do Louvre ali na minha frente, que me fez lembrar a primeira vez que fui ao Porto tinha uns 9 anos também com chuva que nunca mais esqueci ...sem o pensar, estupidamente  atravessei a rua sem ver que o sinal estava vermelho...sorte haver pouco trânsito!
Fachada principal do Museu do Louvre onde entrei e trilhei uma calçada negra de basalto

Pavilhão Sully
Pavilhão Richelieu
Foi o  Presidente François Mitterrand que em 1981 decidiu que deveriam ser feitas várias obras para restaurar e conservar alguns edifícios e monumentos históricos que compõem o extraordinário património cultural da França. Entre esses patrimónios estava o Museu do Louvre.
  • O projeto para o Louvre seria o de transformar o Palácio real em Museu, já que naquele prédio ainda funcionava, na Ala Richelieu, o Ministério das Finanças. A reforma iria modernizar e reestruturar a apresentação das coleções .O projeto levou 15 anos para ser concluído.
  • Quando fizeram as escavações para a pirâmide foram encontradas as fundações do Louvre  com as torres medievais do castelo de Filipe Augusto, as fossas, o torreão e a sala de São Luís do século XIII e as fossas de Carlos V. 
Essas descobertas só foram possíveis devido às reformas para modernizar o Palácio.

  • Fonte http://www.allaboutarts.com.br/default.aspx?
No atelier de Bernard Pallissy havia uma coleção de  basta pintura, destaco algumas poucas obras, porque a luminosidade era péssima para o registo das fotos.

Quadro da demolição do Chateau de Tuileries onde se veio a instalar o Museu do Louvre 
Em Versalhes haveria de ver outro com o nome do castelo ... ainda vou encontrar a foto e pô-la aqui.


"As origens do Louvre remontam ao ano de 1190, quando aqui foi construída uma massiva fortaleza junto às margens do rio Sena. O castelo do rei Felipe Augusto possuía um ar obviamente bélico, com muralhas e torres. No século 14, o rei Carlos V imprimiu um ar menos espartano ao complexo, agora transformado em residência real. Os ares palacianos surgiriam pela vontade dos soberanos renascentistas Francisco I (que demoliu o antigo castelo e trouxe Leonardo da Vinci para a França com a Mona Lisa a tiracolo) e Henrique IV (que aqui abrigou artistas que montaram atêlies em seus recintos).
  • Com a mudança da corte para Versalhes, o Louvre ficou em estado lastimável, sendo transformado em museu em 1793, durante a Revolução Francesa. Com a expansão colonialista francesa durante o século XIX uma série de antiguidades do Oriente Médio e Egito foram "importadas" pelos franceses. Jean François Champollion, o homem que decifrou a Pedra de Rosetta, ( está no Museu britânico) foi o primeiro curador do departamento egípcio."
 http://viajeaqui.abril.com.br/estabelecimentos/franca-paris-atracao-museu-do-louvre
O meu pé direito teve de ficar na foto
Maquete do antigo castelo real junto ao Sena

Procurei ver em português...debalde não vi nada!
 
Colunas redondas do castelo
Cisterna
A minha tia Emília não viu as fundações, estava bestialmente cansada, mas nada dizia. ficou sentada com umas turistas chinas
No final da visita às fundações tiramos uma foto com a tia Emília
Enfim...no pior a máquina ficou com o cartão cheio, foi um rol a anular fotos ao "calhas"...sem óculos!

domingo, 25 de agosto de 2013

Paris, quero voltar amanhã ao Louvre!

A minha visita ao Museu do Louvre foi antecipada por a manhã em Paris acordar molhada.Acredito o mesmo palpite noutros turistas, com isso as filas nesse dia pareciam  intermináveis...de chapéu aberto a visita prolongou-se e não vi tudo....onde se teve de almoçar  num dos restaurantes.
  • Os meus queridos tios Zé Veríssimo e Emília presentearam-nos com a sua companhia com mais de 76 anos, andámos quilómetros na rede de metro, no Museu, depois de quase 2 horas em filas...O meu bem haja pelo carinho como nos trataram e pela presença assídua, diria melhor que muitos pais!
 Percebi o porquê da introdução no recinto das pirâmides de vidraça -, fazem a ligação ao Museu pelo sub-solo onde  se compram os ingressos para a visita e as pessoas se distribuem pelos  três andares:  térreo; 1º e 2º andares  com três alas: Denon, no lado direito do Museu; Richelieu, no lado esquerdo e Sully, área central com  restaurantes, WC e escadas  onde vi gente e mais gente, diria magote de pessoas de todo o mundo.
Nestas três alas  encontram -se oito seções : antiguidade oriental; arte islâmica; antiguidade egípcia; antiguidade grega, etrusca e romana; esculturas; objetos de arte; pintura e arte gráfica. 
  
O dinheiro faturado diariamente deve ser suporte bastante da economia da nação! Foram muito espertos ao recolher(?) obras valiosas do mundo: Romano, Itália, Egito e,...curiosamente nada vi de Portugal do tempo das Invasões Francesas,  tanta foi a riqueza levada do nosso País.
Jamais vi coisa igual, nem tão pouco parecida. Parei e pensei na nossa Lisboa -, em nenhum Museu há filas que valha a pena falar ( só o Castelo de S. Jorge movimenta ano 4,5 milhões de euros). Surpreendeu agora a exposição de arte contemporânea da Joana de Vasconcelos no Palácio da Ajuda, no último dia com filas...foram mais de 200.000 pessoas,  mas não é nada que se compare, no caso até dá para pensar-, esteve a mesma exposta em Versalhes, ao que parece com pouco êxito...vi por lá outra em ferro, nem sequer perdi o olhar pela aberração  fria e nua -, me pareceu feia e  desenquadrada!
  • Da próxima vez vou comprar o passe de Paris que dá para mais de 60 museus e muito mais, tem desconto e não se fica em filas!
http://www.partner.viator.com/pt/7867/tours/Paris/Passe-de-Paris
  • A minha mayor paixão no Louvre aconteceu como se fosse uma aula de Arte -, nela elogio a Escultura para primeiro post -,  na realidade de tudo o que vi e foi muito -, a que mais mexeu comigo. 
Senti que me encontrei finalmente. Tal o prazer exuberante sentido ao ver esculturas que sempre revi nos livros  e nos filmes sem perceber o porquê das mutilações, da beleza imensurável e da minuciosidade e riqueza de pormenores de cariz realista.
  • Senti-me livre a vadiar pelos corredores na louca procura daquela que mais me impressionaria, me deixava sem fôlego, arrasava em maravilha e deleites observar tamanha arte.
Esculturas em pedra talhada e afeiçoada pelas mãos de homens apaixonados e criativos, artistas, que lhe conferiram inigualável engenho e arte de beleza intemporal , únicas, com expressões falantes de súplica, tortura e dor, também de prazer e paixão-, o meu olhar teimou espiolhar por entre a multidão na persistência  da  verdadeira exploração dos detalhes, equacionando como tal foi possível talhar ao tempo com pouca ferramenta, rendas, expressões corporais-, verdadeiros corpos de beleza incomum, onde o belo arrepia, como se fosse humano-,  e  em cada uma, descobria novas sensações...
  • Impávida e  serena qual arrobo de paixão exuberante com tanta beldade que me regalou a alma e o espírito lavado ali em maravilha , êxtase a multiplicidade de orgasmos culturais  despoletados com a pedra fria  sentida imensamente quente a escaldar -, tal a emoção do fantástico e do belo, qual mística de glamur ao ver tanta obra delicada incitou em mim o que  jamais julguei algum dia assim acontecer, porque com  um anónimo humano... Jamé!

Estátua alada da deusa Victoria de Samothrace na escada do piso térreo para o 1º andar . Foi encontrada na ilha de Samothrace, na Grécia. A escultura pertence ao período clássico, aproximadamente 200 anos A.C - as asas e o corpo da mulher são de uma beleza sufocante.

Ficheiro:Charles V et Jeanne de Bourbon.jpg
Carlos V e Joana de Bourbon de anónimo medieval
Paris vista de dentro do Louvre
Busto de Luís XIV 1638-1715
Napoleão - Imperador
Estela funerária da Arménia séc XV/II
Tetos de muitas  galerias com o "H" impresso e sempre presente e não soube o motivo
Hermafrodita adormecido ( deste lado corpo de mulher)
Figura bissexual do filho de Hermes e Afrodite, que se uniu num abraço eterno à ninfa Salmacis resultando na figura andrógina do Hermafrodita. Quando se observa a estátua, a sinuosidade do corpo dá-nos a impressão de ser uma figura feminina, mas ao darmos a volta percebemos que se trata de uma escultura masculina.
Hermafrodita (deste lado homem)
As Três Graças mostram as Deusas da fertilidade, do encantamento, da beleza e da amizade. Sempre foram associadas a Afrodite, Deusa do Amor.  Esse conjunto do Museu do Louvre foi esculpido por Cordier (1565-1612). Muitos turistas faziam -se à foto do mesmo jeito que elas...
Gladiador

Ficheiro:Amor Bouchardon Louvre MR 1761.jpg
AMOR  fazendo um arco com a clava de Hércules de Edmé Bouchardon 1761
Ficheiro:Adonis3.jpg
Adónis
Hermes amarrando as sandálias
Artémis-, deusa da caça
Vi muita escultura com crianças a esganar gansos

   O Suplício de Mársias

Venus de Milo estátua encontrada na Ilha de Milos, no Mar Egeu, representa a deusa grega Afroditec-, deusa do amor sexual e beleza física.
 
Muitas pessoas no redor, vi-me aflita para tirar as fotos
Euzinha na frente da Vénus  de Milo que tanto me fascinou desde que a conheci nos livros de história

Deusa Athena, a 'Pacificadora' Escultura do séc.II aC . Na cabeça uma espécie de capacete e uma cara na gola do vestido

Leão fez-me lembrar o meu Sporting
Colunas de templo
 
Le Tibre uma riqueza de pormenores mereceu 2 fotos
                     Lívia esposa do Imperador Augusto de Roma
Impressionante a estátua do Nu da mulher e a montanha de roupa...na exposição temporária Michelangelo Pistoletto
Coleção do Vaticano - Trono de príncipe de Cérès
Teatro de Pompeia
Caritas obra italiana de Robbia 1530
Sarcófago 510 A.C Irão, a foto não foi bem conseguida, vale por se verem as "cabeças" das pessoas na fila do lado de fora junto da pirâmide
Femme Voilée de Antonio Corradini -Escultura em que o autor conseguiu brilhantemente representar o rosto de uma mulher escondido pelo véu na face

Ficheiro:Michelangelo-The Rebellious Slave.jpg
Michelangelo: O escravo rebelde de 1513-16
Escravos de Michelangelo
Escultura romana

Psiqué reanimada pelo beijo do amor de  Eros do artista Antonio Canova, Possagno 1757 

O nu de Santa Maria Madalena de Gregor Erhart.
Nu de Santa Maria Madalena de Gregor Erhart.
 
Alexandre o Grande
A coleção egípcia em grande parte angariada por Napoleão Bonaparte no séc XIX

Esfinge egípcia  de Ramesés II de Guillaume Larrue 1885
 Impressionante e misterioso, o Código de Hamurabi é uma estela babilônica com 2,25 metros de alto , cerca de 1750 A.C. O código é uma extensa descrição em homenagem ao soberano Hamurabi que reinou na Babilônia entre cerca de 1792 e 1750 A.C

 



                    Escriva agachado é um dos expoentes do museu do Louvre das coleções egípcias. 
Regalei as vistas com Nús no masculino e no feminino...espantados?
Não deviam -, porque ambos são belos. Para mim a beleza deve ser apreciada no masculino e no feminino, sem  receio muito menos, Medos!

Amei...coitadinhos das crianças de tanto mexerem nas pilingas...muitas já não existem, estão mutilados.
O que os meus olhos viram e o que consegui registar em fotos...no Louvre.


 O que sei? Quero voltar amanhã ao Louvre!

Seguidores

Arquivo do blog