domingo, 20 de março de 2016

Domingo na manhã fresca a caminhar por Almada a chamar a Primavera

Sentir o sol meio envergonhado, apesar do equinócio se ter adiantado, desde 1896, ( nem sei se não é o ano de nascimento do meu avô Zé Lucas ou da minha avó Maria da Luz, esta data diz-me algo) que a primavera não acontecia tão cedo ...Há 120 anos!
No domingo de Páscoa muda a hora.Detesto a charada das mudanças de hora!
Cerejeiras em flor o poiso do pássaro na mística chegada da Primavera a chamar a Páscoa!
Adoro a floração da tamargueira em filamentos finos em rosa, que me lembro delas na margem do Nabão aos Mouchões na represa quando passava pela estrada a caminho do Marquinho.
No Parque da Paz, a minha na casa rural não sei como está...
Prazer de apreciar as flores a desabrochar em jardins com estátuas em pedra, as minhas preferidas, numa terra onde a estatuária é pródiga no uso do ferro. 
Homenagem a Leonardo Da Vinci
Parque do Pragal visto através de uma porta aberta de granito
Portas de granito abertas deixam que o olhar se perca infinitamente...Mostra-se poleiro para saborear folhados mistos do Lidel , à falta de bancos, com vista privilegiada, pela relva migalhas grandes da crosta crocante que caiem ao trincar, aflitas andavam formigas em magote para as tentar levar no ar para armazenar no abrigo, debalde as senti bem aflitas...
Faltam cestos para o lixo, pelo chão e nos entalhes das placas de xisto entalados sacos de papel enroscados, que trazem os folhados. 
Plano inusitado, ao fazer umas compras apeteceu-me levar dois folhados, não é hábito, mas senti que não estavam gordurosos, e isso foi bem verdade, os saboreei exatamente neste sitio que outros antes de mim já tinham descoberto, sendo brutalmente deliciosos que a vontade foi de comer mil!
Para fechar com coisas que também gosto- um prato em faiança de Coimbra com flores e um pássaro.Feliz Primavera, feliz Dia de Ramos e infeliz dia porque me esqueci completamente de me inscrever para a caminhada na ponte...nunca sei o dia que o calendário marca!

Fontes
http://observador.pt/2016/03/19/primavera-2016-precoce-dos-ultimos-120-anos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog