segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Solar dos Cardosos de Albergaria em Degracias, Soure

Onde nasceu no lugar e freguesia de Degracias a 14 de julho de 1827, o  Visconde de Degracias António Augusto Cardoso Amado de Albergaria Vale, teria falecido em 1879?
Excerto retirado de https://www.arqnet.pt/dicionario/degracias1v.html 

Foi Administrador do concelho de Soure.
Era filho de Manuel Cardoso de Albergaria Vale, proprietário, sargento-mor de Ordenanças da vila do Rabaçal, onde exerceu os cargos de almocate e de vereador do concelho, e de sua mulher, D. Tomásia Augusta Amado da Cunha e Vasconcelos.
O visconde de Degracias casou na capela da quinta de Orão, freguesia da Redinha, a 12 de junho de 1850, com D. Maria da Glória de Abreu Amorim Pessoa, filha de Francisco António de Abreu de Amorim Pessoa, proprietário e capitão de Ordenanças, e de sua mulher, D. Maurícia da Câmara Monteiro Lobo Corte Real. 
O título foi concedido por decreto de 23 de julho de 1879 e o brasão de armas por alvará de 2 de fevereiro de 1769, a seu avô Leonardo Cardoso de Azevedo e Vale, capitão-mor de Ordenanças, e bacharel formado na Universidade de Coimbra, nas faculdades de cânones e de filosofia.»

O solar situa-se a poente no fim de Degracias
Alminhas em pedra 
Quis o meu olhar despertar na varanda de avental
Localizei  a sigla dos jesuitas e abaixo será as iniciais do casal que aqui morou em 1680
Os Jesuitas estiveram implantados na região, na Granja, em Santiago da Guarda
A coluna será romana, em Ansião havia iguais...a via romana de Ega por Tapéus, Degracias, Pousadas Vedras e Abiul.  O solar ou esta casa podem estar assentes num habitat romano
                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog