Igreja de Areias no concelho de Ferreira do Zêzere
A minha escolha para assistir à missa no último 15 de agosto de 2018.
Fatal deslumbre pela tamanha monumentalidade. Na região, nos concelhos limítrofes a Ansião será porventura a igreja mais rica e grandiosa que conheço, merecia ser melhor conhecida e estudada, praticamente nada sobre a mesma encontrei...Quem não conhece deve visitar para se sentir mais rico. Será de esperar todo o espólio esteja inventariado, fotografado e protegido com seguros, alarmes e trancas!
Dissecar a Wikipédia e DGPC sobre a povoação de Areias
Sítio Arqueológico da Avecasta, com a Anta da Avecasta e a Gruta da Avecasta, e povoado da Idade do Bronze em Vale Rodrigo (indo de S. Domingos, S. Jordão, corta-se para a direita para Vale Rodrigo, Meneixas e Rego da Murta ).
Ocupado desde o Paleolítico, supõe-se que até à Idade Média, no local conserva-se uma aldeia com cerca de quatro mil anos. Foram descobertos aqui vestígios do Calcolitico, da Idade do Bronze, do período tardo-romano e do período medieval.
A povoação de Areias foi designada pelo grão-mestre D. João Lourenço sede da Comenda de Pias Segundo Américo Costa esta freguesia teve outrora a designação de "Arnas das Pias" - quiçá terrenos arenosos.
A freguesia de Areias surge integrada na Comenda de Pias e constitui-se então a igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça que se tornou sede da nova unidade administrativa, pelo menos até 1588, ano que se fundou a igreja de São Luís de Pias.
A igreja matriz de Areias
Terá sido fundada no século XV, e reconstruída por João de Castilho em 1548.
Sucessivamente remodelada por várias campanhas com várias influências estilísticas: renascentistas, maneiristas e barrocas, sobre uma base estrutural gótica, havendo
notícias da sua existência em 1489 (Sequeira, Gustavo de Matos, 1949).
Esta data corresponde, sem dúvida, ao início da construção do templo,
uma vez que a capela-mor foi mandada fazer em 1502 por D. Manuel, e a
sacristia foi terminada em 1510 (Idem, ibidem). Dedicada a Nossa
Senhora da Graça, a igreja foi reconstruída cerca de 1548, numa campanha
de obras dirigida por João de Castilho (Serrão, Vítor,2002, p. 67), o arquiteto responsável pelas grandes obras da Ordem de Cristo na época
da reforma empreendida por Frei António de Lisboa. O templo manteve a
estrutura de gosto gótico, com planta retangular disposta
longitudinalmente, cujo espaço interior se divide em três naves.
A
fachada da igreja, transformada na campanha de João de Castilho,
apresenta um corpo avançado de três registos, num modelo de
fachada-torre , onde foi edificada no piso térreo a galilé assente sobre
robustas colunas jónicas e coberta por abóbada de nervuras. No segundo
registo foi colocado um nicho com baldaquino, sobre o qual foi aberta a
janela que ilumina o coro-alto. No último registo foram abertas as
sineiras, e uma empena remata o conjunto. No interior, vários arcos
de volta perfeita assentes sobre colunas jónicas marcam a disposição das
naves, cobertas por teto de madeira. A capela-mor é coberta por uma
abóbada de nervuras cujos espaços entre elas são totalmente
decorados com pintura de brutesco , possivelmente executadas no século
XVII. As chaves da abóbada são decoradas com a Cruz de Cristo e o escudo
de Portugal, gravados em relevo. As paredes laterais da capela-mor
são cobertas por painéis de azulejos de padrão seiscentistas, azuis e
amarelos, e ao centro foi colocado o retábulo de talha dourada barroca. No programa decorativo interior destaca-se ainda o retábulo pétreo,
edificado na primeira capela lateral do lado do Evangelho, datado de
1596.»
João de Castilho o grande Mestre escultor do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra
Nossa Senhora da Graça
A pedra sempre em primeiro plano Gárgulas
Apesar de menores a reportar para as que vi na Notre Dame em Paris, figurativas e outras em canudo...
Bancos exteriores para o adro
Uma curiosidade
Bancos de pedra no interior
A igreja exibe no exterior
como no interior bancos corridos em pedra.
Em mais nenhuma
recordo tenha antes visto.
Pias de água benta carcomidas
Chão lajeado, bonito como deve ser em manter a traça antiga
Grandes pinturas expostas, sem perceber se são antigas e restauradas ou novas (?)
Púlpito
Elegante, na base trabalhado e ao cimo apresenta barra esculpida com caras de anjos alados ao jus de babete lavrado, na região existem várias caras de anjo - belas , pese sem pintura o requinte da sua graciosidade no talhe. Divina escultura!
A reportar o da igreja do Seminário de Cernache do Bonjardim e capela na igreja da Torre de Vale de Todos, Ansião
Os azulejos em amarelo e azul , seiscentistas lembram a sacristia do seminário de Almada
Capela mor
A cúpula com nervuras em pedra com as chaves decoradas com a Cruz de Cristo e o escudo de Portugal, gravados em relevo. Entre as nervuras decoração com pintura de brutesco, azul celeste e branco, possivelmente executadas no século XVII.
Fontes
Wikipédia
DGPC
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