segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Quem acode ao que resta da Sede das Cinco Vilas em Chão de Couce ?

No concelho de Ansião o que resta da Sede da Comarca das Cinco Vilas (Chão de Couce, Avelar, Aguda, Maças de D. Maria e Pousaflores)  funcionou  entre 1514 e 1855 na vila de Chão de Couce
Julgo pouco ou quase nada se sabe do tempo que laborou (?), o mesmo da casa solarenga que lhe existia em paralelo; poderia ter sido a casa de quem dirigia a comarca? Isto porque analisando o tardoz da sede da comarca se apresenta com um pequeno lago-, sob melhor opinião, julgo que o mesmo seria útil às gentes do solar, e não há comarca-, nesse pressuposto o que parece plausível é naquele tempo os dois edifícios-, a sede da comarca e o solar terem feito parte integrante da Quinta da Cerca (?) e com o abandono de funções da comarca ao tempo 1855, a própria quinta se veio a desmenbrar por rompimento de estradas e venda de parcelas para urbanização(?). Outro ponto interessante o nome na toponímia "CERCA" alvitra que a quinta tinha um alto muro de proteção(?).
No século XIX na Quinta da Cerca viveram os Lopes do Rêgo, só analisando a genealogia da família se poderá chegar com mais certeza ao que se falou anteriormente e se houver dados da Comarca e dos seus dirigentes. 
Vista do Google earth da casa da Quinta da Cerca ao lado da Sede das Cinco Vilas 
Foto do solar em ruína registada  em 2011
O complexo da ruína da Quinta da Cerca foi derrubado há coisa de dois anos para alargamento da estrada, a meu ver não precisava(?) neste agora com o sítio da casa limpo o mesmo se encontra à venda. 
Se eu tivesse dinheiro para investir mais depressa o comprava com a ruína do que agora limpo...
A meu ver se deveria  preservar o que resta  da Sede das Cinco Vilas, por ser monumento histórico marcante na região.Merecia ter placa elucidativa  e ainda a sua reabilitação possível, com telhados, para dele se fazer um auditório ou galeria para exposições.
Não sei de quem é o terreno onde está inserido. A ser particular, a autarquia em colaboração com a Junta de Freguesia, deveriam tomar uma posição urgente para o complexo se manter  vivo, como marco dum passado ainda tão presente, mas preservado, para não se perder a sua identidade.
Alguém já escreveu  e muito bem "um povo sem memória da sua história é um povo acrítico sem reação"
Em setembro último ao passar distingui dois fragmentos de cerâmica; um em vidrado verde, possivelmente foi de um alguidar e outro de faiança com filetes em azul, podiam ter sido da casa da quinta da Cerca (?) que lhe ficava na frente, e ao tempo era uso se deitar o lixo para os muros.
Também distingui o rasto escavado para alicerce de muro?Ainda o levantamento de algumas pedras que estavam semi soterradas e uma carrada de areia, o certo seria uma escavação arqueológica para se encontrarem outros indícios do passado aqui vivido, sendo que para mim foi fácil logo sem delongas encontrar dois...e os mesmos vir a fazer parte da exposição permanente do edifício reabilitado.


Em 2011 quando fotografei o local pela primeira vez ainda havia pilares na frente e agora já não existem...
Imagem virada a sul onde existe um tanque de pedra  lajeado ladeado por Canas da Índia a poente e a sul
O gaveto bucólico do terreno onde está inserido o complexo da ruína da sede das Cinco Vilas
Todo o complexo tem potencial de mais valia para ser reaproveitado em prol do passado rico deste chão e do seu povo, e a audácia no presente e futuro  incrementar o turismo de massas.
Porque o espaço é emblemático, não o assassinem mais-, inserido em local idílico, com a Mata da Quinta de Cima no contraforte em pano de fundo o souto de castanheiros em tonalidades verdes a carmesim, como que a reivindicar quadro de Money, Malhoa ou Remblant-, qual poesia encantada dada pelo brilho escuro da pedra nua e crua cuja idade lhe pesa em história!
Porque as Cinco Vilas cada vez mais se revelam imagem de marca e prestígio na região!
Urge urgência em  se tomar as providências certas! 
Vista sobre Chão de Couce



Fontes
Imagem de marca das Cinco Vilas do Grupo do Facebook "As Cinco Vilas de Chão de Couce"

O massacre de 1506 no Rossio na frente da Igreja de S.Domingos

Largo de S. Domingos ao Rossio onde se saboreia a famosa Ginjinha, uma mina de fazer dinheiro
€ 1.40 o cálice!

Fácil encontrar o monumento evocativo em forma de meia laranja cortada em forma de  estrela de Davi, a lembrar o massacre neste palco ao povo judeu
Mural com inscrição  "Lisboa, cidade da Tolerância"  em 34 línguas.


A Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos de Lisboa, ocupa a metade norte do lado oriental da Praça D. Pedro IVFoi construída no  século XIII, por ordem do rei  D.Sancho II tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1241. Desde então foi alvo de inúmeras campanhas de obras que lhe alteraram a sua traça medieval por completo. O convento foi acrescentado depois por D. Afonso III e novamente aumentado por D.Manuel I
Gravura do Largo de S.Domingos antes do terramoto
O terramoto de 1531 arruinou quase completamente o Convento, o que obrigou a nova reedificação em 1536.
"Era notável a sua riqueza em alfaias preciosas, havendo uma imagem de prata maciça, que saía em procissão num andor do mesmo metal, alumiada por lâmpadas também de prata. As pinturas dos altares, os paramentos, os tesouros, tudo desapareceu durante o terramoto de 1755, salvando-se unicamente a sacristia e a capela-mor, mandada fazer por D.JoãoV e riscada pelo arquitecto João Frederico Ludovice, em 1748 - homem que projectou o colossal Convento de Mafra. A capela-mor, toda de mármore negro, e em cujas colunas se vêem, junto à base, medalhões delicadamente cinzelados, que também avultam sobre os nichos laterais."
19 de Abril de 1506: Início do massacre dos cristãos-novos de Lisboa, relatado pelo humanista Damião de Góis, na Crónica de D. Manuel I

«No mosteiro de São Domingos da dita cidade estava uma capela a que chamava de Jesus, e nela um crucifixo, em que foi então visto um sinal, a que davam cor de milagre, com quanto os que na igreja se acharam julgavam ser o contrário dos quais um cristão-novo disse que lhe parecia uma candeia acesa que estava posta no lado da imagem de Jesus, o que ouvindo alguns homens baixos o tiraram pelos cabelos de arrasto para fora da igreja, e o mataram, e queimaram logo o corpo no Rossio. Ao qual alvoroço acudiu muito povo, a quem um frade fez uma pregação convocando-os contra os cristãos-novos, após o que saíram dois frades do mosteiro, com um crucifixo nas mãos bradando, heresia, heresia, o que imprimiu tanto em muita gente estrangeira, popular, marinheiros de naus, que então vieram da Holanda, Zelândia, e outras partes, ali homens da terra, da mesma condição, e pouca qualidade, que juntos mais de quinhentos, começaram a matar todos os cristãos-novos que achavam pelas ruas, …tirando-os delas de arrasto pelas ruas, com seus filhos, mulheres, e filhas, os lançavam de mistura vivos e mortos nas fogueiras, sem nenhuma piedade, e era tamanha a crueza que até nos meninos, e nas crianças que estavam no berço a executavam, tomando-os pelas pernas fendendo-os em pedaços, e esborrachando-os de arremesso nas paredes. …tornaram terça-feira estes danados homens a prosseguir a sua crueza, mas não tanto quanto nos outros dias porque já não achavam quem matar, pois todos os cristãos-novos que escaparam desta tamanha fúria, foram postos a salvo por pessoas honradas, e piedosas que nisto trabalharam tudo o que neles foi.»

A esta turma de maus homens e dos frades, que sem temor de Deus andavam pelas ruas, concitando o povo a esta tamanha crueldade, se ajuntaram mais de mil homens da terra, da qualidade dos outros, que todos juntos a segunda-feira continuaram nesta maldade com mor crueza e, por já nas ruas não acharem nenhuns cristãos-novos, foram cometer, com vaivéns e escadas, as casas em que viviam, ou onde sabiam que estavam e, tirando-os delas a rasto pelas ruas, com seus filhos, mulheres e filhos, os lançavam, de mistura vivos e mortos nas fogueiras, sem nenhuma piedade e era tamanha a crueza que até nos meninos e nas crianças que estavam no berço a executavam, tomando-os pelas pernas fendendo-os em pedaços e esborrachando-os de arremesso nas paredes".
Gravura (Da Contenda Cristã, que recentemente teve lugar em Lisboa, capital de Portugal, entre cristãos e cristãos-novos ou judeus, por causa do Deus Crucificado”).
"Desde os alvores da nacionalidade, sempre existiram minorias étnicas e religiosas em Portugal. Judeus e mouros e, mais tarde, ciganos, constituem os contingentes mais expressivos. Os primeiros antecedem provavelmente as invasões dos segundos, tendo gozado muitas vezes de proteção e favorecimento régios, mercê das suas fortunas e atividades mercantis, e até da sua preponderância cultural. Inseridos num Portugal agropecuário e piscatório,dedicar-se-ão aos ofícios ou a actividades liberais (ciência, medicina, farmácia...) e gradualmente ao comércio e à finança, onde não conheciam grande concorrência.Ao longo da Idade Média, habitaram preferencialmente - de acordo com as suas ocupações profissionais - nas maiores aglomerações urbanas do País, em bairros próprios(judiarias; mourarias no caso dos árabes ou mouros, menos numerosos), praticando o seu culto, falando o seu idioma e mantendo as suas tradições ancestrais. Diplomaticamente, mantinham fidelidade à Coroa, a ela se subordinando. À parte alguns incidentes, principalmente motivados por questões religiosas, a sua vida no Reino não correu nunca grandes riscos de ser posta em causa.Tal acontecerá somente em finais do século XV, quando a sua posição social, económica e política está consolidada, mantendo uma relação quase simbiótica com o Portugal das Descobertas.
Na verdade, após a sua expulsão de Espanha por parte dos Reis Católicos (Isabel de Castela e Fernando de Aragão) em 1492, muitos dos judeus que aí não se quiseram converter à força atravessaram a fronteira e instalaram-se no nosso País. Terão sido cerca de 60 000. D. João II, influenciado por judeus influentes na Corte(Mestre Vizinho, por exemplo, e talvez pelo rabi-mor peninsular, Isaac Aboab), acolhe-os, tanto mais que aqueles preferiram refugiar-se em Portugal a serem escravizados em Marrocos, para onde teriam de ir de barco, o que não conseguiam obter. D. João II impõe-lhes o pagamento de 8 cruzados para cá permanecerem, a pagar sob pena da servilidade ou da expulsão. Pretendia-se a fixação de operários especializados que faltavam em Portugal. Falecido D. João II, sucede-lhe D. Manuel, monarca que se revelou tolerante para os judeus que não podiam pagar.Este monarca está, todavia, conotado com as páginas mais tristes do Judaísmo em Portugal. Em Março de 1497, em troca da mão da princesa D. Isabel, filha dos Reis Católicos, como cláusula contratual de casamento, é imposta a expulsão de Portugal da comunidade judaica através de uma lei que entra em vigor nesse mesmo ano. Mas, habilmente, D. Manuel, para impedir uma saída tão numerosa de gentes do nosso País, envolvido na gesta ultramarina, decreta o batismo forçado de mouros e judeus no prazo de dez meses. Caso não o aceitassem, teriam que abandonar o País. Os menores de 14 anos seriam entregues a cristãos.Esta medida visava o reforço do poder real. Os judeus eram um bloco fechado detentor de certos privilégios e leis favoráveis no seio da sociedade civil. Torná-los legalmente iguais era uma medida que agradava à maioria da população. Há também a demonstração de uma útil tolerância por parte do monarca. Este, porém, mandará fechar os portos do País para impedir a sangria judaica: muitos, não querendo ser cristãos, suicidam-se, por vezes com as suas famílias. Perto de 20 000 ficaram retidos em Lisboa.A partir desta conversão forçada, passarão a chamar-se cristãos-novos, tendo um prazo de 20 anos para abandonar os costumes judaicos e se cristianizarem exemplarmente. Mas, clandestinamente ou não, grande parte dos cristãos-novos mantiveram os seus hábitos ancestrais. Em 1499 um alvará régio proíbe a saída do País aos cristãos-novos. Todavia, não lhes era limitada a ascensão a cargos políticos ou administrativos. Ao mesmo tempo, poder-se-iam casar com cristãos-velhos.
Apesar de uma certa liberdade de consciência (não poderiam ser interrogados acerca da sua crença) e de alguma protecção régia, a situação assumiu contornos dramáticos na fatídica Páscoa de 1506. 
Levantaram-se motins populares contra os cristãos-novos, tendo a população sido instigada pelos frades dominicanos. São perseguidos e exterminados cerca de 2000, acabando nas fogueiras do Rossio. A desconfiança e a insegurança dos cristãos-novos, se nunca desaparecera, antes aumentava agora, obrigando-os a procurar outras paragens. O que desencadeou os motins populares?
A historiografia situa o início da matança no Convento de São Domingos de Lisboa, no dia 19 de Abril de 1506, um domingo, quando os fiéis rezavam pelo fim da seca e da peste que tomavam Portugal, e alguém jurou ter visto no altar o rosto de Cristo iluminado — fenómeno que, para os católicos presentes, só poderia ser interpretado como uma mensagem de misericórdia do Messias - um milagre.
Um cristão-novo que também participava da missa tentou explicar que esse milagre era apenas o reflexo de uma luz, mas foi calado pela multidão, que o espancou até a morte.
A partir daí, os judeus da cidade que anteriormente já eram vistos com desconfiança tornaram-se o bode expiatório da seca, da fome e da peste: três dias de massacre se sucederam, incitados por frades dominicanos que prometiam absolvição dos pecados dos últimos 100 dias para quem matasse os "hereges".

A corte encontrava-se em Abrantes - onde se instalara para fugir à peste - quando o massacre começou. D. Manuel I tinha-se posto a caminho de Beja, para visitar a mãe. Terá sido avisado dos acontecimentos em Avis, logo mandando magistrados para tentar pôr fim ao banho de sangue. Entretanto, mesmo as poucas autoridades presentes foram postas em causa e, em alguns casos, obrigadas a fugir. Manuel I penalizou os envolvidos, confiscando-lhes os bens, e os dois frades dominicanos condenados à morte por enforcamento; frei João Mocho e frei Bernardo, verdadeiros instigadores do massacre.
Há também indícios de que o referido Convento de São Domingos (da Baixa) teria sido fechado durante oito anos e sabe-se que os representantes da cidade de Lisboa foram expulsos do Conselho da Coroa (equivalente ao actual Conselho de Estado), onde tinham assento desde 1385, quando o rei D. João I lhes concedeu esse privilégio pelo seu apoio à sua campanha pela conquista do Trono português.
Em 1536, D. João III manda instalar o Tribunal do Santo Ofício (Inquisição) em Portugal, dentro de uma atmosfera de fanatismo religioso que reconhecia nos cristãos-novos a causa de todos os males de que padecia o País. D. João III, de certa forma, orquestrou todo este ambiente de fundamentalismo cristão, temendo os ventos da Reforma que varriam a Europa. Também houve instigações de grandes famílias terra tenentes, interessadas em derrubar a burguesia mercantil através da Inquisição e da perseguição aos cristãos-novos (conotados com os grupos de mercadores e financeiros), no intuito de refazerem as suas grandes fortunas gastas em aventuras militares em Marrocos e de reconquistar as hierarquias da nação.
Sob o espetro da Inquisição, nunca mais os cristãos-novos, maioritariamente judeus, tiveram no reino tranquilidade. Continuaram, clandestinamente, a fugir para os Países Baixos, Constantinopla, Norte de África, Salónica (Grécia), Itália e Brasil, mantendo laços secretos e apoiando os cristãos-novos portugueses. 
A maioria das 1500 vítimas da Inquisição portuguesa eram também cristãos-novos, tal como uma boa parte dos seus 25 000 processos até à sua extinção. No nosso País, o Santo Ofício, por exemplo, influirá no desaparecimento dos ofícios nas regiões de Trás-os-Montes e Beiras, onde os judeus eram os dinamizadores da produção de têxteis, sedas e lanifícios. Para além do confisco de bens, os cristãos-novos serão também vítimas dos atestados de "limpeza de sangue" nas candidaturas a cargos públicos, militares ou da Igreja,o que os afastava por possuírem confirmação inquisitorial.
O século XVII pouco traz de melhor aos cristãos-novos apesar da "primavera" de D. João IV e do apoio do Pe. António Vieira. 
O apoio financeiro e político dos cristãos-novos à Restauração (através das conexões judaicas de origem portuguesa na Europa) ter-lhes-á permitido uma certa ascensão social e algumas liberdades e garantias, iniciando-se o ressurgimento dos grupos mercantis onde aqueles prosperavam. Com a morte de D. João IV, porém, recomeça o pesadelo inquisitorial e as perseguições contra os cristãos-novos. 
O Marquês de Pombal, em 1773, porá fim a este clima de instabilidade entre os cristãos-novos, acabando com as perseguições e cerceando duramente as atividades do Santo Ofício, desde logo ao eliminar os atestados de "limpeza de sangue". Os cristãos-novos perdem o estigma da culpabilização pela ruindade do mundo, a par do domínio da burguesia, eliminando-se as estruturas do Antigo Regime.
Assim, transforma-se a Inquisição em tribunal de Estado, acabando com a encenação daquela instituição clerical contra os cristãos-novos que lentamente assumirão o seu Judaísmo.
Pedro Nunes (matemático), Abraão Usque (editor e tradutor), Garcia de Orta (médico e naturalista), António José da Silva (dramaturgo que morreu na fogueira inquisitorial um pouco antes das medidas de Pombal), Ribeiro Sanches (médico), Baruch Espinosa (filósofo) e Rodrigues Lobo (poeta) são alguns dos cristãos-novos portugueses com dimensão histórica e cultural, herdeiros de um potencial intelectual e científico avançado em relação àquilo que o nosso país produzia em termos de pensamento, técnicas, artes e letras. Muitas obras e indivíduos se perderam nas teias da Inquisição, apenas por terem nascido cristãos-novos. Calcula-se hoje, por outro lado, que boa parte das vítimas do Holocausto nazi descendiam de cristãos-novos portugueses fugidos nos séculos XVI e XVII."
Ratificação do casamento de D. Luís e de D. Maria Pia em 1892 na Igreja de S.Domingos
A 13 de agosto de 1959 um brutal incêndio destruiu completamente a igreja. 
Houve obras, tendo reaberto em 1994, sem esconder as marcas do fogo.
Entramos com o Vicente para descansar e meditar. 
"No livro - Lisboa 1506, O Massacre Dos Judeus - que se considera o primeiro livro factual (non-fiction) em português, acerca do massacre em Lisboa, é afirmado que: «O massacre ocorreu durante o auge da peste (peste negra) quando mais de 100 pessoas morriam diariamente em Lisboa. (...) A certa altura havia um monte de 400 corpos no Rossio. A certa altura, mercadores Alemães pagaram a lenha para a fogueira, que se tinha esgotado [At one point there was a mound of over 400 dead bodies in the Rossio (the main square of downtown Lisbon). At one point, German merchants paid for wood for the pyre, which had run out]."
"Ter-se-à dado o caso do «massacre» de Lisboa ter sido simplesmente a cremação dos mortos vítimas da peste (mais de 100 por dia), por forma a evitar a propagação da doença?Incineração de cadáveres - intolerância religiosa ou prevenção epidémica?"
Os factos são os factos, já a história no tempo como ficou narrada pode aventar outras análises (?).
Deplorável, frio e desumano, o massacre aqui acorrido na perseguição desenfreada e barbara, infringido à comunidade judaica, perseguidos, por portas e travessas, e à força arremessados nas fogueiras ao adro.
Maquiavélicos, os dois monges demoníacos e fanáticos religiosos, apesar de professarem a fé católica, em nenhum momento as suas mentes doentes os demoveram do holocausto que iniciaram, sem rey (ausente no Alentejo) nem roque-, quando o certo era assumirem uma postura de praticar o bem, no respeito do seu semelhante no respeito das diferenças.
Seja este fato e outros, que no tempo me tornaram alérgica a religiões (?), por não compreender as doutrinas professadas, a meu ver se deveriam pautar sempre pela verdade, nua e crua, e em praticar o bem, a favor dos desprotegidos, na sua interajuda e compreensão. Seja a falta de respeito e de liberdade deste passado nefasto aqui neste terreiro vivido, o reconhecimento do martírio hediondo,fatalmente o que senti na igreja em retiro a meditar, na exaltação dada pela cor das paredes, na total bidimensão do martírio aqui praticado e vivido, sentindo as labaredas da fogueira e dos gritos de dor, sobretudo de mães e de crianças, naquele maldito inferno no adro, no meu recuar de 500 anos, tive de baixar a cabeça porque me fez tremer de mágoa!
Sem desprimor de ninguém, acho que quem for sensato e humano se deve sentir envergonhado com o brutal acontecimento de claro negacionismo-, que viva presente no tempo sem jamais se apagar tamanha chacina e horror.
Alguém disse "Porque esquecer as mortes é como matar por duas vezes..."
Singelas flores  carmesim de outono aos mártires!

Marco de D. José o patriarca de Lisboa

Fontes
Wikipédia
cristão-novo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
https://caminhosdamemoria.wordpress.com
http://citadino.blogspot.pt/
www.facebook.com/contamehistoriaslisboa/posts/669496556511776:0

domingo, 18 de outubro de 2015

Solar apalaçado da Quinta da Trindade no Seixal

A Quinta  Trindade encontra-se localizada a nascente da baía do Seixal  com origem nos finais do século XIV aquando da fundação de um Convento da ordem religioso-militar da Santíssima Trindade que também fundou no mesmo espaço uma ermida denominada da Boa Viagem, tendo sido doado por D. Brites Pereira, viúva do Almirante Rui de Melo e sobrinha de D. Nuno Álvares Pereira - a Quinta da Sanctíssima Trindade, como era chamada no século XVI.Ainda resistem os pilarestes na frontaria que durante um tempo delimitaram o edifício. 
A chaminé muito interessante revestida azulejos, deve ser primitiva do Convento(?).
O Terramoto de Lisboa de 1755 danificou não só a ermida mas também o Convento, embora a ermida tenha recebido durante algum tempo o sacrário com o Santíssimo Sacramento, enquanto se procedia à reparação da igreja matriz da vila.Em 1834 com o decreto de extinção das ordens religiosas em Portugal e a nacionalização dos respectivos bens a Quinta da Trindade passou a integrar a Fazenda Pública, tendo sido vendida em hasta pública ao conselheiro Joaquim Inácio de Lima que introduziu alguns melhoramentos e continuou a sua exploração agrícola.A ermida desapareceu no sentido de religiosidade, como tantas outras no concelho na sua maioria no século XX. A poente encontrei uma ruína , pode ser da antiga ermida da Boa Viagem, por ainda apresentar uma cúpula .

O jardim conta com várias espécies de árvores exóticas, das quais se destaca um dragoeiro com idade de cerca de 200 anos, uma árvore-borracheira de grande porte e palmeiras das Canárias, entre outras espécies.

Em 1908 estava na posse de Manuel Martins Gomes Júnior, conhecido como o «Rei do Lixo» dono de outro com torre acastelada em Coina para avistar outra propriedade em Alcácer do Sal, chamou a si a reconstrução do solar apalaçado e construiu ainda uma estrutura mais pequena de planta quadrada, semelhante a um pequeno castelo e por isso chamado de «Castelinho».

Por todo o edifício podemos encontrar exemplares representativos dos mais diversos géneros e tendências decorativas e significativo património azulejar, além de restos de estatuetas de Conventos, Mosteiros e Igrejas que ficaram abandonados após a extinção das Ordens Religiosas em 1834, e que Martins o «Rei do Lixo» recolheu e aplicou nesta Quinta da Trindade.
Na fachada para o Tejo há uma janela ao estilo manuelino. Caricato é que há mais de 30 anos me recordo dela e agora não a vi...Na frontaria para o Tejo apenas no torreão duas grandes janelas com o brasão e porta em ombreiras esculpidas simples. Um pequeno pavilhão neomedieval, conhecido como casinha da praia, por dar acesso direto ao rio.Só se for neste retiro com vista sobre o Tejo e Lisboa, mas que a poente está encoberto por hortas clandestinas, um fenómeno que a câmara já devia em tempo ter abolido, por descaraterizar o imóvel de interesse público.
Interessante constatar o gosto pelo património antigo na sua procura e aquisição na mesma atitude lembro o Dr Bacalhau, umas décadas mais tarde comprou as pedras da casa que foi do Gulbenkian onde se fez o Hotel Sherton, para na sua terra na serra do Espinhal em Miranda do Corvo realizar um sonho que a morte o surpreendeu antes da obra finalizada. 
"Percorrer os dois andares do edifício principal da Quinta da Trindade é, ao mesmo tempo, fazer uma viagem pela história da azulejaria em Portugal. Trata-se de um espólio riquíssimo, de cerca de 8000 azulejos, com uma abrangência cronológica bastante ampla. 
Na quinta dos finais do século XIV encontram-se azulejos hispano-árabes do século XV, enxaquetados do século XVI, azulejos de padrão do século XVII, raríssimos painéis de transição da policromia para os azulejos azuis e brancos dos finais desse mesmo século"
Na frontaria um painel com o topónimo da Quinta da Trindade,da fábrica Lusitânia, já do século XX.
"De origem, o palacete tem  pinturas setecentistas com elementos arquitetónicos de várias épocas, e uma sala  com teto de madeira  policroma, no espaço que se julga ter sido uma pequena sala de leitura do Convento, com cenas mitológicas da «Concórdia e Discórdia», e que foi restaurado após a posse da autarquia. Merece ainda destaque os exteriores com elementos diversos, como um brasão pertencente à família Noronha."

Um pombal octogonal(?)
Depois da morte do «Rei do Lixo» o palacete passou para a posse da filha, Cibele Martins Gomes Duarte.Segundo o comentário de Sérgio Montez  a CMS veio depois a comprar a quinta a outros particulares e o PS teve usufruto em 1975, já com o edifício residencial classificado como Imóvel de Interesse Público (1971).
Derrube de uma antiga fábrica que estava adossada ao palacete.



Curioso as telhas terem sido fabricadas na fábrica de PALENÇA, na margem sul do Tejo, talvegue do Vale de Palença (Almada)
Masterplan
Palacete
Onze condomínios fechados
Centro de estágio do Benfica
"Em 1982 iniciam-se os primeiros estudos para o processo de urbanização desta  zona. O projeto urbanístico final – da autoria do gabinete Pedro George e Associados – conduziu a que uma parte da Quinta (a que encerra o jardim e o edifício residencial) fosse municipalizada e integrasse Ecomuseu do Seixal. A restante área destinou-se a múltiplos usos, entre eles, o Centro de Estágios do Sport Lisboa e Benfica, a futura Cidade Desportiva do  Seixal, um empreendimento residencial homónimo – constituído por vários quarteirões, zonas comuns para praticar desporto, ciclovia e áreas privativas para cada quarteirão que incluem parques infantis – para além de vastos espaços verdes e de interacção com o Rio Tejo e o esteiro de  Coina."
Citando http://a-sul.blogspot.pt/ 
"Quantas crianças desfavorecidas têm frequentado o Centro de Estágios do Benfica ao abrigo do protocolo que permitiu a instalação daquela estrutura e de mais 24 hectares de construção em terrenos parte reserva Agrícola e Ecológica?"

A câmara dona do imóvel devia sem demora proceder à limpeza em redor, murar como deve ser, dando vida ao palacete, restaurar o pombal e a ermida para visitas e uma parte do solar apalaçado a ser explorada como hotel de charme (?) aproveitando a vizinhança rica do Benfica , algo que dê lucro para as despesas de manutenção de todo o espaço, e assim dignificar o local pela beleza idílica na frente da capital em chamar o turismo por estar enquadrada numa urbanização de luxo, sendo o luxo a excelência paradisíaca das águas calmas do Tejo e dos seus emblemáticos moinhos de maré em franca agonia como a emblemática estação de caminho de ferro que deveria voltar a ter vida...
O Seixal tornou-se um misto de aberração construída após o 25 de abril com desprezo pelo património herdado e o novo como o Mercado, modelo sem estética, nem vida, a morrer...
Tendo a vila e hoje cidade recebido uma herança de quintas solares e palacetes como outra igual é difícil atestar onde ainda proliferam esqueletos de fábricas e casario em abandono...
Acompanho de longe a evolução positiva da  viragem lenta na requalificação da quinta da Fidalga em que a renovação da frente ribeirinha me deixou triste pelo abandono do jardim onde tanta vez levei a minha filha para brincar e ver os patos no lago -  lugar de emoções e afectos, e o ver transformado em parque verde...A mudança implica atenção no fiel da balança em dosear o peso do passado e o futuro onde a atenção e valorização do património deve manter o equilíbrio estético na paisagem, e claro as acessibilidades , para mim o maior busílis. 
Em 28.02.2019 o comentário de Sérgio Montez  -actualmente o espaço é conhecido como arquivo histórico do Ecomuseu mas será no futuro um hotel , afinal a mensagem que deixei quando escrevi a crónica em outubro de 2015...

Fontes
Wikipedia
http://www.cm-seixal.pt/
http://www.quintadatrindade.com/

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